A proximidade do verão e da alta temperatura nessa época do ano reaquece a importância do uso correto do protetor solar. Dúvidas como o quanto de produto passar no rosto, que pele negra não precisa de protetor, assim como dias nublados não faz necessário o uso, ajuda a criar um universo de mitos e verdades sobre essa proteção contra os raios solares.
Para elencar dicas e desvendar mitos e verdades sobre o uso do protetor solar, a reportagem de GZH entrou em contato com a médica dermatologista Cíntia Pessin, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
— O uso do protetor solar nesses meses de calor, de verão, é ainda mais importante. Porque nós ficamos mais tempo expostos ao sol, com a pele mais exposta por usarmos roupas mais curtas e também porque a radiação é mais intensa. Temos também mais tempo de luminosidade, mais tempo de radiação solar ao longo do dia — explica.
Mitos e verdades sobre o uso de protetor solar
Filtro solar previne o envelhecimento da pele?
Verdade. A radiação solar é um dos principais fatores extrínsecos, ou seja, que não dependem da genética de cada indivíduo, do envelhecimento da pele. A radiação acelera a degradação de colágeno e fibras elásticas, o que favorece o afinamento da pele e a formação de rugas.
Protetor solar com cor protege mais do que o sem cor?
Verdade. Os protetores com cor apresentam componentes, como óxido de ferro, que oferecem um fator adicional de proteção em relação à luz visível. O filtro solar com cor é a melhor opção para quem apresenta manchas na pele.
É importante reaplicar o filtro solar ao longo do durante o dia?
Verdade. O protetor solar deve ser reaplicado a cada duas horas. Em casos de transpiração excessiva, como realização de atividade física, e de contato com água, o filtro deve ser reaplicado imediatamente.
Os filtros solares são à prova d'água?
Mito. Alguns filtros são mais resistentes à água, mas nenhum protetor é totalmente à prova d'água. O produto deve ser reaplicado após contato intenso com a água.
Não passar protetor solar pode dar queimaduras na pele?
Verdade. Um dos riscos de não usar protetor solar é sofrer com queimaduras na pele. Por isso, é importante que o protetor solar seja reaplicado ao longo do dia, especialmente, após contato com a água.
Em dias nublados não é necessário usar filtro solar?
Mito. Mesmo em dias nublados, a radiação solar está presente. O filtro solar deve ser aplicado todos os dias.
É preciso aplicar o protetor solar minutos antes de se expor ao sol?
Verdade. O ideal é aplicar no mínimo 30 minutos antes da exposição ao sol. Isso possibilita uma adequada absorção do produto pela pele.
Pele negra não precisa de protetor solar?
Mito. Pessoas com pele negra são naturalmente mais protegidas do sol, mas também sofrem com os danos da radiação solar, como manchas, envelhecimento e até câncer de pele. A recomendação do Consenso de Fotoproteção da Sociedade Brasileira de Dermatologia é utilizar filtro solar no mínimo FPS 30.
É importante escolher um produto com fator de proteção solar de acordo com o tom de pele?
Verdade. O fator de proteção solar (FPS) mínimo recomendado para qualquer tom de pele é FPS 30. Pessoas com pele muito clara, com história familiar ou pessoal de câncer de pele ou com tendência a manchas se beneficiam de filtros solares com fatores mais altos de proteção.
Como escolher o protetor solar
Os filtros não têm poder de proteção maior que FPS 30?
Mito. O FPS é um parâmetro utilizado para proteção contra os raios ultravioletas B (UVB). A proteção contra a radiação ultravioleta A (UVA), responsável pelas manchas e envelhecimento da pele, geralmente é cerca de 1/3 do FPS. Ou seja, um protetor solar FPS 30 teria uma proteção UVA 10. Assim, quanto maior o FPS, maior a proteção para UVA e UVB.
O número do FPS corresponde à porcentagem de proteção da radiação solar?
Mito. O número do FPS corresponde ao tempo de proteção da pele em relação à vermelhidão (eritema) causada pela exposição ao sol sem protetor solar. Um filtro solar FPS 30 protege a pele por um tempo 30 vezes superior do que se não estivesse utilizando protetor solar. Por exemplo, se sua pele leva 10 minutos para sofrer os efeitos do sol, ao passar um protetor com fator de proteção solar 30, a pele fica protegida por 30 vezes mais tempo.
É necessário utilizar protetor solar mesmo em lugares fechados?
Verdade. Sempre que temos claridade, existe a incidência de radiação ou luz. Quando estamos próximos ao vidro de uma janela, por exemplo, a maior parte dos raios UVB é bloqueada, mas a radiação UVA não. A luz visível, assim como a luz azul, emitida pelas telas, também favorece o surgimento de manchas na pele. Assim, devemos utilizar protetor solar em ambientes fechados.