Enquanto forças de segurança seguiam trabalhando no rescaldo da queda de um avião na Avenida das Hortênsias, a região central de Gramado continuava em funcionamento normal no fim da tarde deste domingo (22). A única alteração na programação foi o cancelamento da programação do Natal Luz.
O que também sofreu impacto foi o trânsito entre Gramado e Canela. Na Avenida, especialmente no sentido a Canela, o fluxo estava pesado e apresentando lentidão.
Na Avenida Borges de Medeiros, distante cerca de três quilômetros do local do acidente, o movimento de turistas era intenso. Como é típico da época de Natal, um "mar de gente" movimentava-se na área central. Pontos turísticos, como a Rua Coberta e A Rua Torta, seguiam disputadas por quem queria registrar uma foto da viagem.
Também havia quem queria aproveitar o dia, como foi o caso do casal Leandro, 47, e Rubia Flesch, 45, de Novo Hamburgo.
— Viemos dar pulo para ver como está o Natal aqui — comentou Leandro.
O mesmo ocorreu com o comércio. Lojas e restaurantes recebiam normalmente os turistas. A proprietária de uma loja na Rua Reinaldo Sperb, Cenira da Silva, 53 anos, lamenta a tragédia, mas diz que foi um dia de bastante movimento. O clima mais frio, inclusive, empolgou os turistas. O domingo registrou chuva ao longo de quase todo o dia.
— O turismo está fortalecendo. Está tudo certo — contou Cenira.