Está previsto para ser divulgado no mês de maio o edital do governo do Estado que permitirá aos hospitais de pequeno porte, localizados no interior do RS, a se candidatar para o recebimento de recursos. Até o momento, porém, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) não tem uma data para fazer o lançamento do programa nem o valor que será disponibilizado aos hospitais.
As informações foram transmitidas pela Secretária Estadual da Saúde, Arita Bergmann, em entrevista ao programa Gaúcha Mais. A expectativa da secretaria é que 50 hospitais possam participar do processo.
Com a verba, as instituições de saúde poderão qualificar a estrutura e realizar a compra de equipamentos. Arita Bergmann afirma que a iniciativa quer organizar a rede assistencial do interior gaúcho:
— Queremos, com essa iniciativa, evitar que as pessoas se desloquem para os centros de referência. Estes locais já possuem grande procura e se dedicam, principalmente, para o atendimento de demandas de alta complexidade.
Hospitais da região metropolitana
Também na entrevista ao Gaúcha Mais, a secretária atualizou a situação dos hospitais de Viamão e do Parque Belém. Quanto ao hospital localizado em Porto Alegre, Arita confirmou que, até o momento, não há tratativas para compra de leitos nem qualquer contato oficial. Além disso, a titular da SES ressaltou que a gestão para compra de vagas é feita de forma plena pela prefeitura de Porto Alegre.
Já para o hospital de Viamão, que encerrou os atendimentos de traumato-ortopedia, a secretária informou que após fez o remanejamento de pacientes e de verbas para hospitais de outras regiões, como Esteio e Porto Alegre.
Além disso, Bergmann confirmou que a SES realizará a abertura de um setor de traumatologia no hospital de Guaíba.