A 6ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), que abrange Passo Fundo e outros 61 municípios, deve distribuir em breve uma nova remessa de vacinas contra a covid-19. São 2.500 doses do imunizante produzido pelo Instituto Serum, na Índia, além de outras doses da Pfizer Baby para o público infantil, ainda não contabilizadas.
Em Passo Fundo, ainda não há previsão de início da aplicação das vacinas. Isso porque é aguardada a retirada das doses na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi) em Porto Alegre. Segundo a Secretaria Estadual da Saúde (SES), a 6ª CRS ainda não informou quando deve buscar os imunizantes.
As novas remessas chegam para reabastecer o estoque do município, que, segundo a prefeitura, está vazio; a última remessa enviada foi de 300 doses no fim de outubro. O município também não soube informar qual quantas doses serão recebidas por Passo Fundo.
A vacina indiana chega ao Estado pela primeira vez e o foco das aplicações é o público acima de 12 anos. Foram recebidas 90 mil doses em 9 de dezembro e 60 mil foram distribuídas entre as 18 regionais de saúde. A Ceadi ficará com 30 mil doses para futuras entregas, conforme a solicitações dos municípios.
Já a Pfizer Baby deve ser entregue nesta quarta-feira (18) ao RS. Serão recebidas 46 mil doses do imunizante, direcionadas para o público de zero a cinco anos. O envio do imunizante era esperado para os primeiros meses de 2025, mas foi adiantado pelo Ministério da Saúde.
Balanço da covid
Conforme dados da SES desta quarta-feira (18), Passo Fundo contabiliza 79.951 diagnósticos positivos da doença desde o começo da pandemia, em 2020. O número de casos ativos não é divulgado, mas nos últimos sete dias foram contabilizados 61 novos diagnósticos.
Ao todo, dezembro registrou 132 casos de covid-19. Em relação às internações, o município tem quatro pacientes em leitos clínicos, três confirmados para a doença e um suspeito. Em UTI, um caso suspeito também é registrado.
Entre 2022 e 2024, o número de mortes caiu 81%. Há dois anos, cem pacientes morreram devido à doença, enquanto em 2024 foram 19 óbitos. No total, 844 pessoas perderam a vida para a covid-19 em Passo Fundo.