Correção: o documento preliminar do Mais Médicos indica que o Rio Grande do Sul poderá contar com 548 profissionais em 212 munícipios, e não 552 médicos em 216 cidades como publicado entre as 14h55min e as 17h25min de 27 de abril. O texto já foi corrigido.
O Ministério da Saúde (MS) divulgou, nesta quarta-feira (26), o resultado preliminar da adesão de municípios ao programa Mais Médicos. O edital previa 552 profissionais em 216 cidades gaúchas. Porém, quatro municípios - Alto Feliz, Boa Vista do Buricá, Farroupilha e Fortaleza dos Valos - não solicitaram as vagas. Assim, o RS poderá contar com 548 médicos pelo programa em 212 munícipios.
O resultado final será informado apenas no dia 5 de maio. No total, foram 6,2 mil vagas abertas para estes profissionais em âmbito nacional.
Até esta sexta-feira (28) corre o prazo para a interposição de recursos, caso haja contestação ao resultado preliminar. A análise desses recursos acontece entre 29 de abril e 4 de maio. Também até 5 de maio estará aberto o período para cadastramento de novos municípios que desejam aderir ao programa.
A maior quantidade de vagas para adesão à iniciativa no RS está em Porto Alegre (67) e nas seguintes cidades: Pelotas (20), Bagé (13), Alegrete (12), Uruguaiana (12), Alvorada (11), Caxias do Sul (11), Rio Grande (11), Gravataí (10) e Taquara (10). Cerca de 128 municípios gaúchos foram contemplados com apenas uma vaga médica no âmbito do programa, quase 60% dos municípios incluídos no edital.
Na próxima fase, em um novo chamamento, conforme o ministério, será a vez dos médicos se inscreverem para a seleção com prioridade aos profissionais formados no Brasil.
No programa, o Governo Federal custeia os salários. Como contrapartida, as prefeituras garantem moradia ao profissional do projeto, alimentação e água potável, além de transporte adequado e seguro para o médico se deslocar para o desenvolvimento das atividades nas unidades básicas de saúde.