A prefeitura de Porto Alegre confirmou, nesta terça-feira (25), que vai aderir ao programa Mais Médicos. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Capital, foram solicitadas 67 vagas para o município - número máximo que poderia ser requisitado. A expectativa do Ministério da Saúde (MS) é divulgar o resultado preliminar dos municípios contemplados na quarta-feira (26).
O edital da retomada do programa Mais Médicos, lançado na semana passada, prevê 552 vagas em 216 municípios do Rio Grande do Sul e 6,2 mil vagas abertas para estes profissionais em âmbito nacional. A opção por aderir ou não ao programa é de cada localidade, que informa ao governo federal a quantidade de profissionais que deseja solicitar – o número pode ser menor que o teto informado no chamamento público. Na próxima fase, em um novo chamamento, conforme o MS, será a vez dos médicos se inscreverem para a seleção com prioridade aos profissionais formados no Brasil.
No momento, Porto Alegre conta com 27 profissionais contratados pelo programa Mais Médicos e 31 profissionais contratados pelo Médicos pelo Brasil, programa que substituiu o Mais Médicos durante o governo de Jair Bolsonaro.
A maior quantidade de vagas para adesão à iniciativa no RS está em Porto Alegre (67) e nas seguintes cidades: Pelotas (20), Bagé (13), Alegrete (12), Uruguaiana (12), Alvorada (11), Caxias do Sul (11), Rio Grande (11), Gravataí (10) e Taquara (10).