As piscinas comunitárias e o atendimento ao público no Achados e Perdidos da Carris são os melhores serviços oferecidos pela prefeitura de Porto Alegre. Já o setor de reclamações sobre transporte – ônibus, lotação, táxi e transporte escolar – e a manutenção da iluminação pública são os piores. Os dados vêm da própria população da Capital. As opiniões fazem parte da Carta de Serviços, que teve seus números atualizados pelo Executivo nesta quarta-feira (22).
A carta é um site onde os moradores de Porto Alegre podem dar seu parecer sobre aqueles serviços de responsabilidade do poder público. Atualmente, são 395 serviços disponíveis para avaliação – 127 deles são serviços online. Desde que as opiniões começaram a ser colhidas, em agosto de 2018, mais de 6 mil porto-alegrenses responderam aos questionamentos relacionados a algum serviço que é da alçada da prefeitura.
“É importante que o cidadão participe e dê sua opinião sobre os serviços públicos municipais, pois dessa forma estará ajudando a melhorá-los”, explicou, em comunicado, a gerente de Projetos da Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC), Patricia Norberta.
Responsáveis
No outro extremo do ranking, os cinco serviços mais mal avaliados – contando o setor de reclamações sobre transporte da EPTC e os problemas de iluminação pública atendidos pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) – são a manutenção de redes de esgoto cloacal, trabalho do Dmae, a verificação de falta da água, demanda do Dmae também, e o processo para pedido de licenças de edificação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Smde).
Órgãos falam sobre reconhecimento
Com exceção da Carris, os outros quatro serviços mais bem avaliados fazem parte do guarda-chuva de responsabilidades da Smdse. Por isso, a boa avaliação é um reconhecimento que agrada ao diretor de Esporte, Recreação e Lazer da Smdse, Rodrigo Kandrik.
– Este é o resultado do comprometimento de todos os servidores – agradece Rodrigo.
Em nota, a Carris explicou que, desde o ano passado, incrementou o processo do Achados e Perdidos “com a inclusão de busca nas redes sociais pelos proprietários de documentos esquecidos nos ônibus”.
Sobre a iluminação pública, a SMSUrb diz que, mesmo tendo um índice de atendimento dos protocolos superior a 99%, ainda existem moradores que não registram os casos pelo telefone 156. Em 2019, foram abertos, por mês, 4.921 protocolos de iluminação pública. Destes, foram atendidos 4.887.
Até o fechamento desta edição, a EPTC não havia dado um retorno sobre a má avaliação do setor de reclamações.
Os destaques do ranking
Maior satisfação
- Piscinas comunitárias (Smdse) – Nota 5,0
- Achados e Perdidos (Carris) – 5,0
- Intermediação de Vagas de Trabalho (Sine Municipal) – 4,7
- Habilitação de seguro-desemprego (Sine Municipal) – 4,5
- Atividades recreativas (Smdse) – 4,5
Menor satisfação
- Reclamação de transporte (EPTC) – Nota -4,8
- Luminária apagada (SMSUrb) – -4,1
- Vazamento de rede esgoto cloacal (Dmae) – -3,9
- Atendimento para licença de edificação (Smde) – -3,7
- Verificação de falta da água (Dmae) – -3,6
Como reclamar
- Para qualquer registro de protocolo, ligue para a prefeitura: telefone 156.
- Também é possível reclamar pelo bit.ly/protocolopoa.
Conheça a Carta de Serviços
- O documento está disponível no site prefeitura.poa.br/carta-de-servicos.
- Para avaliar, basta acessar a página de um dos serviços apresentados e clicar no botão “Dê sua opinião sobre o serviço”.