A Unidade de Saúde Animal Victória (Usav) recebeu, ao todo, 79 inscrições de voluntários para atuar na instituição. A partir de fevereiro deste ano até janeiro de 2021, os protetores habilitados poderão agendar atendimento veterinário ou atuar no Brechocão — evento que arrecada recursos para custear medicamentos, albergagem e alimentação de animais tutelados pelos próprios protetores.
De acordo com a prefeitura de Porto Alegre, a lista prévia dos selecionados será publicada nesta quinta-feira (16). Entre os dias 17 e 23 de janeiro poderão ser entregues recursos. A homologação da lista definitiva deverá ser publicada no dia 27. As castrações poderão ser agendadas entre os dias 28 e 30 deste mês, e o recebimento de protocolos para atendimento, a partir de 1º de fevereiro.
No período referente à atuação dos protetores, serão disponibilizados 1.785 procedimentos para os animais, sendo 1.275 esterilizações cirúrgicas e 510 atendimentos médicos-veterinários, sem internação, segundo a prefeitura.
Os nomes inscritos para atuar no Brechocão que não forem contemplados serão incluídos no cadastro de atendimento médico-veterinário da Diretoria Geral de Direitos Animais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (DGDA/Smams). Assim, nenhum protetor habilitado ficará fora do cadastramento.
O edital com o regulamento e o formulário de inscrição foi publicado em 18 de dezembro no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa).