Correção: os postos de saúde Glória, Moab Caldas, Campo da Tuca, Santo Alfredo, Moradas da Hípica, Farrapos e Macedônia trabalham com horário estendido entre 17h e 20h, e não entre 18h e 22h como publicado entre 18h54min do dia 22 de janeiro e 0h20min do dia 23 de janeiro. O texto já foi corrigido.
A Secretaria de Saúde de Porto Alegre afirma que cinco postos de saúde de Porto Alegre estão sem atendimento médico por conta da extinção do Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família (Imesf). As Unidades Santa Maria, São Pedro, Herdeiros, Laranjeiras e Divisa estão realizando atendimento de enfermagem.
A falta de médicos nas cinco unidades impacta cerca de 23 mil pessoas que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS). Conforme a Secretaria de Saúde de Porto Alegre, os atendimentos devem ser normalizados durante o mês de fevereiro, quando quatro organizações sociais (Santa Casa, Divina Providência, Vila Nova e Instituto de Cardiologia) irão assumir as vagas deixadas pelo Imesf, a partir de um contrato emergencial.
Segundo o secretário adjunto da Saúde, Natan Katz, alguns contratos de profissionais terminaram e pela extinção do Imesf, não há possibilidade de nova contratação.
Em dezembro do ano passado, a Justiça do Trabalho prorrogou a validade da decisão que dificultava as demissões, determinando que o município só poderia dispensar trabalhadores que já tivessem emprego garantido em outra empresa ou instituição.
Ainda segundo o secretário, a população que precisar de atendimento médico deve procurar as unidades de saúde Glória, Moab Caldas, Campo da Tuca, Santo Alfredo, Moradas da Hípica, Farrapos e Macedônia, que trabalham com horário estendido, entre 17h e 20h.
O presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) Marcelo Matias, informou que o sindicato recorreu da decisão da prefeitura.
— Entramos com uma ação na justiça para a manutenção dos contratos e alertamos como a extinção do Imesf afetaria diretamente a população, mas o processo permaneceu — diz Matias.