O posto de saúde Diretor Pestana, no bairro Humaitá, na zona norte de Porto Alegre, passa a funcionar até as 22h a partir desta quinta-feira (23). Até então, o encerramento dos trabalhos era às 17h. Com isso, serão cinco as unidades de saúde na Capital com horário estendido — os postos São Carlos, Modelo, Tristeza e Ramos já adotam o modelo.
A ampliação no horário foi possível após a prefeitura da Capital ser credenciada no programa Saúde na Hora, do Ministério da Saúde, que destina recursos aos municípios para o atendimento primário. Com duas modalidades, a prefeitura pode optar por cargas horárias de 60 horas ou 75 horas semanais.
Em janeiro, sete postos de saúde tiveram o expediente ampliado para 12 horas diárias. Outros três também devem ter aumento de horário até o final de fevereiro, de acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
A unidade Diretor Pestana, que é referência para 11 mil pessoas, é uma das que foram assumidas pela Irmandade Santa Casa de Misericórdia, após contrato emergencial assinado entre a prefeitura e organizações sociais como alternativa para a extinção do Instituto Municipal da Estratégia da Saúde da Família (Imesf). A Santa Casa fica responsável por garantir o número de profissionais exigidos pelo governo federal no Saúde na Hora. Ao todo, são três equipes de saúde da família e duas de saúde bucal, além de quatro equipes de atenção primária.
Conforme a SMS, desde 2017, as quatro unidades que funcionam até mais tarde já realizaram, juntas, mais de 120 mil atendimentos entre 17h e 22h.