Nesta terça-feira (24), o trem que partir com destino a Porto Alegre não precisará encerrar a viagem na estação Farrapos. Após exatos sete meses e 21 dias, a Trensurb volta a oferecer o trajeto completo. As estações São Pedro, Rodoviária e Mercado eram as únicas que não tinham sido reabertas desde a enchente de maio. A retomada do serviço deve continuar sendo impactada pelas obras para recuperar os espaços.
Os trens irão circular em todas as estações (de Novo Hamburgo ao Mercado) de segunda a sábado, das 5h às 20h, com o intervalo de 12 minutos entre cada trem, mesmo nos horários de pico. Das 20h às 23h e aos domingos, o serviço será oferecido até a estação Farrapos. Para completar o trajeto, a Trensurb seguirá oferecendo baldeação, por meio de ônibus, sem custos adicionais.
As adaptações serão necessárias até o fim das obras nas últimas três estações. “O trabalho de reconstrução da via férrea, essencial para garantir a segurança e a durabilidade da infraestrutura, seguirá por mais seis meses”, afirmou a empresa em um comunicado oficial.
Fechamento
A Trensurb suspendeu as operações em todas as estações por risco de alagamento às 16h do dia 3 de maio. Na ocasião, a empresa comunicou que faria a retirada de toda a frota de trens do Pátio de Manutenção, situado no Bairro Humaitá. Quase duas semanas depois, ainda não havia previsão de reabertura.
Os trilhos ficaram submersos e as estações foram alagadas. As subestações de energia, que alimentam a tração dos trens, e a sede da empresa também foram atingidas pela água, o que causou danos nos sistemas de energia e de tecnologia e informação. Além disso, os vagões que não foram recolhidos também estragaram.
Retorno parcial
Em 30 de maio, os trens voltaram a funcionar em operação emergencial: de Novo Hamburgo à estação Mathias Velho, em Canoas. A circulação era em via única, com uma frota de oito trens e intervalo de 35 minutos entre as viagens. A tarifa não estava sendo cobrada dos passageiros, já que o serviço de bilhetagem foi danificado com a enchente.
Em junho, as estações São Pedro, Rodoviária e Mercado ainda estavam inundadas. Ainda na primeira quinzena do mês, iniciou-se o processo de drenagem da água da enchente, com o apoio da Petrobras e do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae).
Retomada do serviço em Porto Alegre
Quatro meses depois da enchente, as marcas da tragédia ainda eram visíveis nas estações localizadas na Capital. A necessidade da reconstrução das subestações de energia ainda dificultava o retorno do serviço. No dia 20 de setembro, os trens voltaram a operar até a Farrapos.
As estações Fátima, Niterói, Anchieta, Aeroporto e Farrapos foram reabertas simultaneamente. Mesmo com a necessidade de baldeação, os usuários estavam felizes com a retomada parcial do serviço.
Em outubro, a Trensurb assinou um contrato com a Tecnova para recuperar subestações e retomar todas as operações até dezembro. A empresa ficou responsável por desmontar as estruturas danificadas, instalar equipamentos para auxiliar na entrega de energia, reconstruir cabines de seccionamento e paralelismo e fazer outros reajustes necessários. O prejuízo devido à inundação somou R$ 400 milhões.
As obras de reconstrução seguirão ao longo de 2025. A expectativa da empresa é de que, até o fim do ano que vem, seja possível realizar todas as intervenções necessárias. Só então os trens voltarão a ter intervalo de quatro minutos entre as viagens, como era antes da enchente.
Linha do tempo
- 3 de maio de 2024: Trensurb suspende as operações em todas as estações por causa do risco de alagamento;
- 11 de maio de 2024: Medida Provisória (MP) para ações emergenciais no Rio Grande do Sul destina R$ 164,3 milhões para a retomada do funcionamento do trem;
- 15 de maio de 2024: com danos nos trilhos e estações alagadas, Trensurb anunciou que não tinha prazo para voltar a operar;
- 30 de maio de 2024: Trensurb inicia operação emergencial, com trens circulando entre Canoas e Novo Hamburgo;
- 11 de junho de 2024: diretor-presidente da Trensurb, Ernani Fagundes, afirmou que as estações Mercado, Rodoviária e São Pedro continuavam inundadas e que não era possível estabelecer um prazo concreto para reabertura;
- 12 de junho de 2024: Estação Mercado passava por processo de drenagem de água;
- 15 de julho de 2024: drenagem revela trilhos cobertos de lama;
- 6 de agosto de 2024: Trensurb realiza a drenagem do túnel para travessia dos passageiros do catamarã, que fica sob a estação Mercado;
- 3 de setembro de 2024: Zero Hora teve acesso às estações localizadas em Porto Alegre e conferiu que ainda era possível ver marcas da inundação
- 20 de setembro de 2024: quatro meses após a enchente, o trensurb voltou a circular até Porto Alegre
- 29 de outubro de 2024: após a assinatura de contrato com a empresa Tecnova nesta terça-feira (29), a Trensurb deu ordem de início para que a contratada começasse a recuperação de três subestações de energia e cabines de energia elétrica
- 24 de dezembro de 2024: a Trensurb reabre as estações São Pedro, Rodoviária e Mercado e volta a oferecer o trajeto completo