A Trensurb segue correndo contra o tempo para reabrir as últimas três estações de Porto Alegre em 11 dias. Nesta quinta-feira (12), GZH visitou duas delas para ver como está a reconstrução.
Na estação Mercado, as quatro escadas rolantes estarão em funcionamento a partir de 24 de dezembro. Já o elevador precisará ser substituído e ficará ainda meses desligado.
O ponto de entrada e saída dos passageiros é subterrâneo e ficou submerso pela água durante meses. Pinturas foram realizadas. A área de venda de passagem foi reconstruída. As catracas foram reinstaladas.
Um pouco mais à frente está localizada a estação rodoviária. Das três, ela é a que mais recebe intervenções no momento, por isso, não foi possível acessá-la.
As obras ocorrem tanto no ponto de acesso dos passageiros quanto na plataforma de embarque e desembarque. Quando for reaberta, a estação rodoviária terá uma escada rolante pronta para uso e um elevador.
Já a estação São Pedro é a que tem os trabalhos mais avançados. Apesar disso, a escada rolante precisará ser totalmente recuperada e não poderá ser usada pelos passageiros nos próximos meses. O elevador, porém, estará disponível.
Além das estações, a Trensurb e as empresas contratadas atuam na reconstrução da linha do trem, principalmente na região próxima à Igreja Nossa Senhora dos Navegantes. A energia já foi religada no trecho de Porto Alegre. Os testes com os trens passando pela via deverão ser realizados a partir da semana que vem.
As obras de reconstrução seguirão ao longo de 2025 na Trensurb. A expectativa da empresa é que, até o fim do ano que vem, seja possível realizar todas as intervenções necessárias, quando será possível voltar a fornecer intervalo de quatro minutos entre os trens.