O prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan, afirmou nesta quinta-feira (16) que o processo para liberação dos R$ 60 milhões para construção do novo centro de eventos na Capital, ao lado do Beira-Rio, deve começar do zero. A sugestão foi dada pelo chefe da Casa Civil do governo federal, Onyx Lorenzoni, a Marchezan durante reunião em Brasília, nesta quinta-feira (16).
A assessoria do ministro confirmou ainda a intenção de Onyx de trabalhar para conseguir os primeiros recursos para a obra ainda no primeiro semestre.
— Tive uma conversa muito transparente e objetiva com o ministro (Onyx Lorenzoni) hoje. Ele ligou imediatamente para o ministro do Turismo pedindo para cancelar o projeto antigo e apresentar outro e, dentro de seis meses, já liberar os recursos para fazer a contratação do projeto que já está licitado. — afirmou Marchezan.
O valor foi garantido à prefeitura ainda em 2013 no âmbito do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC), mas, devido a uma série de entraves burocráticos, o recurso não foi liberado.
— O centro de convenções é algo muito aguardado por Porto Alegre, tem um grande potencial a ser desenvolvido na área de turismo de eventos, pela localização, pelo seu povo, pela gastronomia e todas as belezas que Porto Alegre oferece aos visitantes — afirmou Onyx.
Em entrevista na sede da Caixa Econômica Federal, onde foi conversar sobre financiamentos para a cidade, o prefeito disse ainda que a construção do centro de eventos é importante porque trará investimentos de fora ao município.