A repercussão gerada por informações falsas divulgadas sobre Marielle Franco (PSOL) levou a equipe de comunicação do mandato da vereadora a criar um site para desmentir essas afirmações. A parlamentar foi assassinada a tiros no Rio de Janeiro junto com o motorista Anderson Gomes, na noite de quarta-feira (14). "Os ataques caluniosos à Marielle Franco são simplesmente inadmissíveis. Uma coisa é debater sobre posicionamentos políticos. Outra é caluniar, repercutir mentiras e desrespeitar a sua memória e o luto de seus familiares e amigos", alerta o site.
Entre os boatos que foram desmentidos pelos criadores da página está o de que a parlamentar, que nasceu e cresceu no complexo da Maré, teria sido eleita pelo Comando Vermelho, uma das maiores organizações criminosas do Brasil. "Marielle Franco nunca fez parte de qualquer facção criminosa. Não há qualquer motivo de relacionar a eleição de Marielle ao tráfico".
O site ainda detalha de onde vieram os 46,5 mil votos que ela recebeu nas eleições de 2016. "A maior parte dos votos vieram da Zona Norte, cerca de 47% do total, seguidos da Zona Sul (34%), Zona Oeste (18%) e Centro (1%). Na região de Bonsucesso, que abarca os eleitores da Maré, Marielle teve 7% dos seus votos", completa.
O site ainda traz um perfil de Marielle e oferece um espaço para que sejam feitas denúncias sobre boatos divulgadas sobre a vereadora. "A Mari dedicou sua vida a lutar contra a desigualdade e pelos direitos das mulheres, do povo preto, da favela, das LGBTs e de todas que viviam qualquer forma de opressão. Vamos transformar nosso luto em luta e fazer da memória de Marielle combustível", diz a mensagem.
Outras mentiras desmentidas pelo site:
Marcinho VP
O que diz o site: "Marielle Franco nunca foi casada, nem teve relacionamento ou engravidou de Marcinho VP, seja o Márcio Amaro de Oliveira, traficante do Morro Santa Marta, ou Márcio dos Santos Nepomuceno, traficante do Complexo do Alemão."
Gravidez
O que diz o site: "Marielle Franco não engravidou aos 16 anos. Marielle foi morta aos 38 anos e sua filha tem 19 anos, logo, sua gestação aconteceu quando tinha 18 a 19 anos de idade, e não aos 16. E mesmo que Marielle tivesse engravidado aos 16 anos, deveria ser respeitada e acolhida."
"Defendia bandido"
O que diz o site: "Marielle Franco nunca defendeu qualquer ato criminoso ou fora da lei. Mas lutamos para que nenhum assaltante ou infrator seja torturado, amarrado a postes e executado. Defender isso é defender a garantia da nossa Constituição. Não é 'defender bandido', é defender que a lei seja cumprida. Justiça é diferente de vingança. A lei e o Estado existem para que não exista a barbárie."