Eleições

Disputa pelo Planalto
Notícia

Ipec divulga quarta pesquisa para a eleição à Presidência

Levantamento foi realizado entre 22 e 24 de outubro em 183 municípios 

GZH

Twitter Lula / Reprodução
Lula e Bolsonaro disputarão o segundo turno em 30 de outubro

A quarta pesquisa Ipec para o segundo turno das eleições para a Presidência da República foi divulgada nesta segunda-feira (24). O levantamento mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 50% das intenções de voto e o candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), com 43%. De acordo com a pesquisa, votos brancos e nulos somam 5% e 2% não sabem ou não responderam.

Na métrica da contagem final do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a de votos válidos, Lula tem 54% e Bolsonaro, 46%. Para calcular os votos válidos, são excluídos os brancos, os nulos e os de eleitores que se declaram indecisos. 

A terceira pesquisa Ipec para o segundo turno, divulgada na última segunda-feira (17), já mostrava Lula com 50% das intenções de voto e candidato à reeleição, Bolsonaro, com 43% (veja mais abaixo). Brancos e nulos eram 5% e 2% se diziam indecisos.   

O segundo turno acontece em 30 de outubro. No primeiro, realizado no último dia 2, Lula teve 48,4% dos votos válidos (que desconsideram brancos e nulos), enquanto Bolsonaro somou 43,2%.

Na pesquisa Ipec, encomendada pela Globo, foram entrevistadas 3.008 pessoas entre sábado (22) e esta segunda-feira (24), em 183 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%, o que significa que, se ela fosse aplicada cem vezes, daria resultados dentro da margem de erro em 95 casos. 

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número  BR-06043/2022. 

Sobre pesquisas

O Grupo RBS não faz pesquisas eleitorais. Em todas as eleições, contrata uma empresa que tenha experiência. Neste ano, contratou o Ipec para fazer sondagens referentes às eleições para governador, senador e presidente no RS. Há mais de 20 anos, o Grupo RBS não divulga sondagens encomendadas por partidos e candidatos ou que não tenham registro na Justiça Eleitoral. Pesquisas são tratadas como conteúdo acessório e são o retrato de um momento da campanha. O foco de nossa cobertura eleitoral está nas propostas dos candidatos para questões de interesse dos eleitores.



GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Hoje nos Esportes

17:30 - 18:50