Semifinalista do Campeonato Gaúcho, o Caxias apresenta destaques individuais no Gauchão. O primeiro deles é o goleiro Bruno. O jogador foi rebaixado com o Náutico na Série B de 2022, mas deu a volta por cima e figurou na seleção da primeira fase do Gauchão de GZH. No meio-campo, se valorizam o volante Vini Guedes e o camisa 10 Peninha. No ataque, o grande nome é Jean Dias, autor de três gols e de quatro assistências no estadual. Contra o Inter, o camisa 7 foi o protagonista do lance que terminou com o gol contra de Mercado, no empate em 1 a 1 na partida de ida da semifinal.
Com tantos destaques, o temor do torcedor é que ao final do Gauchão muitos atletas sejam pretendidos por clubes de outras divisões, como das Séries B e C do Brasileirão. Destes atletas, apenas Vini Guedes tem contrato até o fim do Estadual. Os demais possuem vínculo até o final da Série D. O executivo de futebol do Caxias, Marcelo Segurado, mandou um recado direto aos interessantes nos destaques do grená. Para deixar o clube, só com pagamento da multa rescisória.
- Isso quando montamos o elenco deixamos muito claro. Era um elenco para temporada de 2023, não só para o Gauchão, mas para o Brasileirão da Série D. Vamos ter dois, três ou quatro na seleção do Gauchão. Aqui fica um recado, existe uma forma de algum atleta sair, que a gente não queira, o grupo ou clube venham e paguem a multa - afirmou Marcelo Segurado.
O Caxias também deve passar por ajustes no elenco para a Série D do Brasileirão. Alguns nomes que foram pouco aproveitados podem deixar o Estádio Centenário, como é o caso do meia Matheus Gotler, que nem estreou com a camisa do time, e do atacante Richard. Conforme Segurado, serão mudanças muito pontuais.
- Algum jogador a gente acha que possa ter uma troca, algo muito pontual. Evidente que os atletas que são importantes para Série D, para sair daqui vai ter que pagar a multa. Caso contrário tem que conversar, daí tem a direção. Mas sou firme sobre isso, o elenco é formado para 2023 - finalizou.