O Caxias foi denunciado no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) pelo suposto caso de injúria racial na partida contra o Ypiranga, válida pela décima rodada do Campeonato Gaúcho. O julgamento será realizado nesta segunda-feira (20), a partir das 17h, na sede da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), em Porto Alegre.
O edital de intimação informa que o Caxias foi denunciado no artigo 243-G, §2º, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). O artigo fala em praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência.
A pena prevista é de multa de R$ 100 a R$ 100 mil ao clube e o torcedor identificado pode ficar proibido de ingressar no estádio Centenário pelo prazo mínimo de 720 dias. Na época, os dois times se manifestaram sobre o o corrido.
O CASO
A partida entre Caxias e Ypiranga terminou com vitória do grená por 3 a 0. Ainda no primeiro tempo, o árbitro Roger Goulart paralisou o jogo aos 31 minutos. Integrantes do banco de reservas do time visitante se dirigiram até o homem do apito para relatar uma denúncia de injúria. O massagista do time de Erechim, Marcus Bissoli foi quem conversou com o árbitro. Na sequência, um torcedor do Caxias é acompanhado por seguranças do clube e deixou o setor social do estádio.
Na súmula da partida, o árbitro não relata qual ofensa teria sido dita pelo torcedor. Ele tratou o caso como suspeita de injúria racial. Conforme Goulart, um boletim de ocorrência foi registrado.
— Informo que aos 31 minutos do 1° tempo a partida foi paralisada, pois o massagista da equipe do Ypiranga FC sr. Marcus Giovani dos Santos Bissoli, veio relatando ter sido ofendido por um torcedor da equipe do Ser Caxias que estava na arquibancada em cima da casa mata da equipe do Ypiranga FC com suspeita de injúria racial. A Brigada Militar foi acionada e identificou o torcedor retirando do estádio. B.O: 5209/2023/151008 - registro simples de suspeita de injúria racial" — descreveu o árbitro em súmula.