Ninguém saiu vitorioso na primeira semifinal do Campeonato Gaúcho entre Caxias e Inter. A partida foi realizada no Estádio Centenário e contou com um público pagante superior a oito mil torcedores. Em um jogo aberto e propositivo, principalmente pelo lado grená, o confronto terminou empatado em 1 a 1 na tarde deste sábado (18).
O Colorado saiu na frente com pênalti assinalado com auxílio do VAR logo no começo. Alan Patrick marcou no rebote da defesa de Bruno Ferreira. Já o empate do Caxias veio dos pés de Jean Dias, que contou com desvio contra de Mercado para igualar. A decisão de quem vai à final ficou para o dia 26, domingo, às 18h, no Beira-Rio, em Porto Alegre.
Antes da bola rolar, o técnico Thiago Carvalho não surpreendeu na escalação. A dupla de volantes voltou a ser Marlon e Vini Guedes. No ataque, Diego Rosa foi o companheiro de Jean Dias, apesar de Bustamante ter feito uma boa apresentação contra o Avenida. A camisa 9 voltou a ser de Eron. O goleiro Bruno, recuperado de uma torção no dedo mínimo, da mão direita, foi para o jogo.
JOGO
O duelo semifinal começou com a participação decisiva do árbitro de vídeo. Logo aos 2 minutos de jogo, em um cruzamento de Maurício, Jean Dias erra o movimento com o braço e atinge a bola. Após rápida revisão no VAR, Jean Pyerre marcou pênalti. Alan Patrick correu para batida e Bruno defendeu. Contudo, a zaga do Caxias demorou para correr para área e, no rebote, o próprio camisa 10 colorado completou para o gol aos 4 minutos. Três voltas no cronômetro depois, a resposta grená. Peninha recebeu cruzamento de Dudu Mandai e bateu cruzado. O goleiro do Inter espalmou a pancada do camisa 10.
Mesmo sofrendo um gol logo cedo, o grená não se abalou. A equipe de Thiago Carvalho foi para o ataque. Aos 15 minutos, a explosão da torcida do Caxias fez o Centenário tremer. Em jogada de velocidade de Jean Dias, o garçom grená entortou Bustos e bateu cruzado. O zagueiro Mercado desviou contra a meta de Keiller: 1 a 1.
Após o gol de empate, o grená fez um bloco baixo de marcação e apostava nas jogadas em velocidade de contra-ataque. No último terço do cronômetro, a equipe da Serra voltou a ocupar espaço na defesa do Inter. Aos 36 minutos, em escanteio de Marcelo, Keiller se atrapalhou ao encaixar a bola e Marlon quase virou para o Caxias, mas a bola acabou nos braços do goleiro colorado já no chão.
Aos 41, a grande chance colorada. Após uma saída errada de contra-ataque, Eron perdeu uma disputa no circulo central e a bola sobrou para Pedro Henrique. O goleador do Gauchão passou pelo goleiro Bruno, mas desequilibrado chutou para fora. Aos 43, Eron ingressou livre na área e marcou o gol da virada. Contudo, o bandeira assinalava impedimento. As equipes foram para os vestiários com empate em 1 a 1.
SEGUNDO TEMPO
Na volta do intervalo, o técnico Thiago Carvalho não demorou para mexer no time. Logo aos 11, colocou mais um extrema. Diego Rosa deu lugar para o jovem Ronald. Aos 13min, Jean Dias puxou o time em velocidade, deixou Bustos na saudade e tocou para Dudu Mandai. No cruzamento para a área, Ronald tentou balançar a rede de cabeça, mas parou no goleiro Keiller. A resposta visitante veio com Alan Patrick, que envolveu a marcação dentro da área grená. De canhota, concluiu sobre o gol de Bruno, aos 16.
Com 20 da etapa final, o camisa 1 grená teve de trabalhar. Alan Patrick cobrou falta para Johnny, que fez um leve desvio de cabeça. Bruno fez a ponte para segurar a bola. Um minuto depois, o lateral-esquerdo Dudu Mandai cruzou rasteiro para a área. Eron passou em branco e Peninha surgiu livre para colocar no gol a bola. No entanto, o camisa 10 do Caxias finalizou sobre a meta. O goleiro do Inter já estava vencido no lance.
Aos 24 minutos, as vaias tomaram conta do Centenário. Marciel chutou de fora da área e abola é bloqueada pela mão de Bustos. Jean Pyerre mandou seguir o lance e assumiu a responsabilidade. No lance seguinte, Eron caiu na área. O árbitro entendeu que houve simulação e apresentou amarelo ao camisa 9 grená. Ao ser chamado pelo VAR, Jean Pyerre não manteve a decisão de que não houve carga para pênalti no atacante do Caxias, aos 29.
Nos minutos finais do jogo, o Caxias seguia em busca do gol da virada. Wesley Pomba apareceu com liberdade pela esquerda e chutou cruzado com força. O camisa 1 colorado salvou aos 38. Dois minutos antes de fechar os 45, Bruno fez uma defesa gigante na conclusão de Vitão. O bandeira já marcava impedimento do zagueiro colorado. Aos 45, um princípio de confusão entre os jogadores. O árbitro apresentou amarelo para Vitão e Marciel. A partida terminou com a igualdade de 1 a 1, em Caxias do Sul.
FICHA TÉCNICA
CAMPEONATO GAÚCHO
Semifinal (ida) — 18/3/2023
Estádio Centenário, em Caxias do Sul
CAXIAS
Bruno Ferreira; Marcelo, Dirceu, Fernando, Dudu Mandai; Vini Guedes, Marlon (Marlon 16/2º), Peninha; Diego Rosa (Ronald 11/2º), Jean Dias (Wesley, 32/2º) e Eron (Marcão 32/2º). Técnico: Thiago Carvalho
INTER
Keiller; Bustos, Vitão, Mercado, Renê (Thauan Lara, int.); Matheus Dias (De Pena, int.), Johnny, Mauricio (Wanderson, 20/2º), Alan Patrick; Pedro Henrique (Estêvão, 32/2º) e Luiz Adriano (Lucca, 38/2º). Técnico: Mano Menezes
Gols: Alan Patrick (I), aos 4min, Mercado (contra, C) aos 15 min, do 1º tempo.
Cartões amarelos: Fernando (C), Eron (C); Wanderson (I), Marciel (C), Vitão (I)
Local: Estádio Centenário, Caxias do Sul
Público pagante: 8.429
Renda: 353.960,00
Arbitragem: Jean Pyerre Lima, auxiliado por Lucio Beiersdorf Flor e Fabricio Lima Baseggio. VAR: Pablo Ramon Pinheiro.