Foi um grande jogo no Centenário. Digno de semifinal de Gauchão. E com um desempenho até melhor do que o torcedor grená poderia se imaginar antes de a bola rolar. Faltou apenas o gol da virada para coroar uma excelente atuação diante do atual vice-campeão brasileiro.
Nem mesmo o gol sofrido logo cedo, com um pênalti assinalado com auxílio do VAR, diminuiu o ímpeto do Caxias. A vantagem colorada só fez o time de Thiago Carvalho aumentar o nível de concentração. Com bola no chão, girando o jogo e atuando com coragem, o time da casa mostrou o potencial apresentado na primeira fase. Peninha encantava pela qualidade e Jean Dias era a válvula de escape pelo lado esquerdo. O gol, aos 15, foi pelos pés do atacante, que recebeu lindo passe de Dudu Mandai, entortou Bustos e bateu firme para o desvio contra de Mercado.
O restante da primeira etapa foi de um Caxias superior. Em um duelo franco, o time grená competia mais, ganhava as divididas e ainda era bem mais perigoso que o rival. Só que o resultado não mudou.
Veio o segundo tempo e o Inter, já com De Pena no meio-campo, não conseguiu se impor. Foi o Caxias quem, mesmo sem conseguir criar tantas chances, acabou sendo o dono das ações. Antes dos 20 minutos, a melhor oportunidade veio com Ronald, de cabeça. Depois, em outra triangulação perfeita pela esquerda, Peninha recebeu o cruzamento rasteiro e errou um gol incrível dentro da área.
Com as mudanças de lado a lado, o Caxias continuou empurrando o Inter pra defesa, que apenas tentava chegar nos contra-ataques. Keiller evitou a virada. E somente o time da casa pôde lamentar o resultado final