A decisão que o Caxias terá no sábado (30), contra o Oeste, no Estádio Centenário, terá dificuldades além do time paulista e da necessidade de vencer para garantir uma vaga nas oitavas de final do Campeonato Brasileiro da Série D. Na partida de volta da segunda fase, será preciso também reencontrar a formação inicial.
O técnico Thiago Carvalho não contará nessa partida com dois titulares do sistema ofensivo. Enquanto o centroavante Giovane Gomez cumpre suspensão pela expulsão no jogo de ida, o meia Matheuzinho está lesionado e só deve voltar no segundo jogo das oitavas, caso o Grená avance.
Com isso, algumas dúvidas pairam sobre as decisões que Carvalho precisará fazer na montagem da equipe. Enquanto Batista surge como nome principal para a vaga de Giovane Gomez, o lugar de Matheuzinho é o que mais abre possibilidades.
No grupo, são pelo menos cinco jogadores com características para suprir a ausência. No entanto, como Igor Goularte tem ficado de fora inclusive da lista de relacionados nas partidas e Renan Oliveira muda excessivamente a característica da equipe, três atletas saem na frente na disputa: Bustamante, Deivid e Diego Mathias.
Dos três, o que mais atuou foi Diego Mathias. O meia começou como titular na Série D, mas perdeu espaço e não começa um confronto desde o dia 12 de junho, na derrota para o Marcílio Dias. Nos dois últimos jogos sequer entrou em campo, com a última participação entrando no segundo tempo da vitória sobre o Juventus-SC, em 9 de julho.
Deivid, por sua vez, estreou fazendo o gol da vitória sobre o Próspera, no dia 4 de junho, no Estádio Centenário. Começou como titular em apenas três dos setes jogos em que vestiu a camisa grená. No jogo de ida contra o Oeste, entrou aos 32 minutos do segundo tempo. A seu favor, está o bom condicionamento físico. Thiago Carvalho já citou em entrevista que a boa recomposição do atacante de 34 anos é uma arma importante para o decorrer das partidas.
O FAVORITO
O que menos jogou é o que surge com maior possibilidade no momento. O paraguaio Héctor Bustamante tem apenas três partidas pelo clube, sempre vindo do banco de reservas, mas "furou a fila" dos mais utilizados. Depois de estrear contra o Juventus ficando em campo por cerca de meia hora, atuou durante todo o segundo tempo na vitória sobre o Azuriz, no encerramento da primeira fase, com uma boa atuação.
Mas foi diante do Oeste sua participação mais decisiva. Entrando aos 18 minutos do segundo tempo em Barueri, coube ao meia-atacante cobrar e converter o pênalti que garantiu o empate no jogo de ida, aos 43 da etapa complementar.
O maior problema para que Bustamante seja o escolhido por Thiago Carvalho é a questão física. Antes de entrar em campo contra o Juventus, o paraguaio ficou quase quatro meses sem atuar. O último jogo dele havia sido pelo Novo Hamburgo, no Gauchão, no dia 12 de março. As pouco mais de três semanas no Centenário ajudaram no recondicionamento do atleta, mas será que foi o suficiente para dar a ele a titularidade diante do Oeste?
— Confiamos plenamente em todos os companheiros que ali estão à disposição do Thiago. Ele ainda não definiu quem quem iniciar e quem vai começar a partida, mas todos estão preparado para poder ajudar o Caxias nesse jogo tão importante —afirmou Maicon Assis, que assim como Bustamante chegou recentemente e caiu no agrado da torcida pelas boas atuações.
Maicon Assis pode ter um papel decisivo na escolha de Thiago Carvalho. A versatilidade do meia-atacante, que pode atuar tanto pelas beiradas do campo quanto centralizado, faz com que qualquer dos jogadores que entrarem no jogo consigam uma adaptação mais rápida.
— O Thiago pede muito para nós ali na frente estar trocando de função, movimentando bem para poder confundir a marcação do adversário. Tenho facilidade de jogar tanto por fora como por dentro. Ele dá total liberdade ali na frente para movimentarmos em busca do espaço. E nesse jogo vai ser muito importante isso, porque a equipe do Oeste vem bastante fechada e temos que ter total atenção em relação a isso — avaliou Assis.
A escolha de Carvalho só deve ser conhecida momentos antes da partida. Com os treinamentos fechados de quinta (28) e sexta-feira, o treinador pode aproveitar para criar mais essa dúvida no rival.