Um dia depois da inauguração do novo prédio do Centro da Juventude no Centro de Promoção da Criança e do Adolescente (CPCA) São Francisco de Assis, da Lomba do Pinheiro, cerca de 350 jovens celebraram a formatura em diferentes cursos oferecidos no espaço do qual o frei Luciano Bruxel pode ser considerado o guardião. O frei, que fez aniversário nesta quarta-feira (18), definiu como um presente para a comunidade a conclusão do centro, depois de tantos anos de espera.
O prédio começou a ser construído em 2016, logo depois de o governador José Ivo Sartori e o frei Luciano assinarem o convênio para a criação de um Centro da Juventude dentro do CPCA. No final do governo Sartori, a obra estava 90% concluída. Ficou parada até 2022 e só agora ganhou os retoques finais e foi entregue à comunidade na terça-feira (17), em ato com a presença de cinco secretários de Estado. Foram investidos R$ 6,9 milhões, provenientes do contrato de empréstimo firmado com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
— Nós não temos dúvida de que a melhor forma de combater a violência e enfrentar o mundo do crime é gerando oportunidades para a nossa juventude. Com a nova estrutura, teremos um salto muito grande de qualidade — disse Frei Luciano à coluna.
A equipe do CPCA trabalha com crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social e depende de doações e de recursos públicos para manter os alunos. Em parceria da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos com o CPCA, o novo espaço passará a receber as atividades do Programa de Oportunidades e Direitos (POD/RS). Segundo o secretário Fabrício Peruchin, além de formações profissionalizantes, serão oferecidas atividades como cursos de idiomas e reforço escolar no turno inverso das aulas regulares.