O Caxias empatou com o Oeste na partida de ida da segunda fase da Série D do Campeonato Brasileiro. O grená saiu atrás do marcador, mas mostrou poder de reação até os últimos minutos de jogo. O gol de empate veio aos 42 minutos do segundo tempo com Bustamante, de pênalti. Ao longo do jogo, o Caxias ainda perdeu outra penalidade com Diogo Sodré, aos 28 da etapa inicial.
O jogo foi marcado também pela atuação da arbitragem, que anulou um gol de Matheuzinho, aos 34 minutos do primeiro tempo, e expulsou o centroavante Giovane Gomez aos 37 da etapa final. Na súmula do jogo, o árbitro Luiz Augusto Silveira Tisne detalhou o cartão vermelho direto apresentado ao atleta grená.
— Por após reclamar de uma suposta falta não marcada a favor de sua equipe, o atleta de n° 9, Sr° Giovane Gomes da Silva, da Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias do Sul, gritou em alto som de voz com as seguintes palavras voltada a mim arbitro da partida: "vai tomar no seu @#". Informo que após a aplicação do cartão vermelho o atleta saiu de campo de jogo sem contestações — descreve Tisne na súmula.
Com a expulsão, Giovane Gomez desfalca o Caxias na partida de volta no próximo sábado (30), no Estádio Centenário, às 15h. O técnico Thiago Carvalho deverá começar com Batista o duelo diante dos paulistas. Para seguir no mata-mata, o Caxias precisará de uma vitória simples com apoio do torcedor. Um novo empate levará a decisão para os pênaltis.