O Caxias iniciou a fase decisiva do Campeonato Brasileiro da Série D empatando com o Oeste, na Arena Barueri, neste domingo (25). Em um jogo movimentado, o time grená saiu atrás, perdeu pênalti, teve gol anulado e conseguiu a igualdade nos minutos finais da segunda etapa, quando já atuava com um jogador a menos, após a expulsão de Giovane Gomez. O 1 a 1 deixa o confronto em aberto. A partida de volta será no próximo sábado (30), às 15h, no Estádio Centenário.
Diante de um adversário que priorizou a defesa, a equipe de Thiago Carvalho teve maior posse de bola e dominou as ações no primeiro tempo, mas pouco entrou na área adversária. Quando tentava achar os espaços para avançar, foi surpreendido com a bola roubada no meio-campo e sofreu o gol aos 11 minutos, em contra ataque rápido puxado por Bruninho, que encontrou Kauã Jesus livre na esquerda para abrir o placar.
O gol sofrido foi encarado como acidente de trabalho pela equipe grená, que não se abalou e seguiu ocupando o campo de ataque na tentativa de chegar ao empate. O placar poderia ser igualado aos 28 minutos, quando Giovani Gomez, após receber bom passe de Matheuzinho, foi derrubado na área por Thiago Nunes. Pênalti marcado e desperdiçado por Diogo Sodré, que chutou no canto esquerdo para a defesa do goleiro Dheimison.
Aos 34, o Caxias ainda teria um gol anulado de Matheuzinho, que dominou na entrada da área após bola enfiada de Maicon Assis, e mandou para a rede de pé esquerdo. A bandeira subiu em um impedimento duvidoso.
O grená foi ao vestiário com a derrota parcial e voltou para a segunda etapa sem alterações. Com os mesmos 11 iniciais, mas com mais ímpeto ofensivo, o Caxias tentava romper a sólida defesa adversária, que não dava espaços e chances para o empate. A primeira troca feita por Thiago Carvalho veio aos 19 minutos, com Bustamante no lugar de Matheuzinho. O jogo seguia sem grandes oportunidades e, aos 24, novas alternativas para tentar chegar ao empate, com Furlan no lugar de Rennan Siqueira e Tetê para a saída de Davi Lopes. Os atacantes Deivid e Batista ainda entrariam no lugar de Diogo Sodré e Maicon Assis, aos 32 minutos.
As alterações deram mais ímpeto ao Grená, mas a ausência do gol, mesmo com muitas bolas paradas e chutes bloqueados, tirou do sério o atacante Giovani Gomez. Aos 37, o centroavante foi expulso após puxar o adversário e reclamar com a arbitragem. Com um jogador a menos e com bastante dificuldade de criação, a derrota parecia iminente até que aos 42 minutos do tempo final, veio mais uma grande chance. Amaral cobrou lateral na área, a zaga afastou mal e Marcelo foi derrubado por Sérgio Mota na tentativa do rebote. Dentro da área, mais um pênalti.
Desta vez, Bustamante não deu chances ao goleiro, convertou a cobrança e tornou o final de jogo mais tranquilo para o Caxias. que agora precisa de uma vitória simples para se manter na competição.
Ficha Técnica
Oeste 1x1 Caxias
Caxias
André Lucas, Marcelo, Wesley, Thiago Sales e Rennan Siqueira (Furlan 24/2º); Amaral e Davi Lopes (Tetê 24/2º); Maicon Assis (Batista 32/2º), Diogo Sodré (Deivid 32/2º) e Matheuzinho (Bustamante 19/2º); Giovane Gomez. Técnico: Thiago Carvalho
Oeste
Dheimison, Lenon (Sandro Perpétuo 34/2º), Afonso e Thiago Nunes; Gustavo Hebling, Davi, Bruno Lima (Bruno Miguel 34/2º) e Diogo; Tite, Léo Ceará (Gleisinho 19/2º) e Kauã Jesus (Reifit 19/2º). Técnico: Lelé
Gols: Kauã Jesus (O) aos 11min do primeiro tempo; Bustamante (C), de pênalti, aos 42min, no segundo. Árbitro: Luiz Augusto Silveira Tisne (SC) auxiliado por Bruno Muller (SC) e Gizeli Casaril (SC). Cartões amarelos: Thiago Nunes (O).
Cartões vermelhos: Giovani Gomez (C)
Local: Arena Barueri, em Barueri