Prestes a completar 100 anos, as Surdolimpíadas chegam pela primeira vez na América Latina, e Caxias do Sul foi a cidade escolhida para receber os Jogos. As disputas serão realizadas de 1º a 15 de maio.
A primeira edição foi em 1924 em Paris, na França. Com a expectativa de receber mais de 70 países e 5 mil profissionais, a competição no Rio Grande do Sul terá disputas de 20 modalidades olímpicas no masculino e 18 no feminino. A diferença se dá pelo fato de as mulheres não competirem em luta-livre e luta greco-romana.
O Brasil, país-sede das Surdolimpíadas, deve participar dos Jogos com uma delegação de aproximadamente 320 atletas, a maior de sua história na competição. O futebol dará o pontapé inicial nas disputas na Serra Gaúcha, antes mesmo da abertura oficial do evento, marcada para 1º de maio. No dia 30 de abril já haverá bola rolando nos gramados de seis espaços de Caxias do Sul, para que se consiga terminar a competição dentro do prazo.
No dia 1º de maio, além da solenidade de abertura, terá sequência a classificatória do futebol, que irá até o dia 10 com jogos diários, com semifinais no dia 12 e as disputas de bronze e ouro nos dias 14 e 15, respectivamente.
PRIMEIRAS MEDALHAS
Logo no segundo dia oficial do megaevento, o torcedor já conhecerá os primeiros medalhistas. No dia 2 de maio, os ganhadores de três modalidades subirão ao pódio: Karatê, Ciclismo e Natação.
A partir deste momento, em todos os dias ocorrerão as definições de medalhas. No dia do encerramento dos Jogos Surdolímpicos, 15 de maio, será realizada a maratona, que carrega todo um simbolismo olímpico. A prova será nas ruas centrais de Caxias do Sul. Também no último dia haverá a disputa do ouro no futebol masculino e feminino, além da solenidade de encerramento dos jogos, às 18h, no Ginásio do Sesi.
TRANSMISSÃO
Conforma o comitê organizador, todas as modalidades terão transmissão por streaming, com acesso 100% gratuito, através do canal Deaflympics TV by XPlay. Segundo o Diretor de Comunicação das Surdolimpíadas, Cleberson Portela, serão três transmissões diárias, com uma equipe local, sendo uma por turno. Ainda haverá imagens de todas as provas.
— É um grande desafio organizar todo plano de transmissão para os jogos surdolímpicos, porque além de levar imagens das disputas para o mundo via streaming, precisamos pensar em levar esses conteúdos para a comunidade surda. Teremos três transmissões diárias, uma por turno, com narrador, repórter, comentarista e intérpretes de língua brasileira e língua internacional de sinais. E os outros eventos que não tivermos equipes, teremos disponibilidade das imagens. Será uma cobertura 100% do evento — comentou o diretor de comunicação.
Será lançado no próximo mês, na véspera dos Jogos, um aplicativo Media Center, que concentrará todo conteúdo gerado, inclusive, o Arenas View, plataforma de câmeras ao vivo com imagens em tempo real de todos os locais de competição.
CALENDÁRIO DE PROVAS
ATLETISMO – de 7 a 14 de maio – COMPLEXO ESPORTIVO SESI
MARATONA – 15 de maio – RUAS CENTRAIS DE CAXIAS DO SUL
BADMINTON – 2 a 11 de maio – CIE (CENTRO DE INICIAÇÃO AO ESPORTE)
BASQUETE – 3 a 14 de maio – SESI E GINÁSIO DO VASCÃO
CICLISMO – 2 a 8 de maio - SANTUÁRIO DE CARAVAGGIO (FARROUPILHA)
FUTEBOL – 30 de abril a 15 de maio – ESTÁDIO CENTENÁRIO E CT BAIXADA RUBRA, CT DO JUVENTUDE, FUNDAÇÃO MARCOPOLO E ESTÁDIO MUNICIPAL
GOLF – 5 a 7 de maio – GOLF CLUB CAXIAS DO SUL
HANDEBOL – 2 a 14 de maio – UCS
JUDÔ – 3 a 05 de maio - RECREIO DA JUVENTUDE
KARATÊ – 2 a 4 de maio – UCS
LUTA LIVRE – 13 e 14 de maio – UCS
LUTA GRECO-ROMANA – 10 e 11 de maio – UCS
MOUNTAIN BIKE – 10 de maio – SALTO VENTOSO (FARROUPILHA)
NATAÇÃO – 2 a 9 de maio – RECREIO DA JUVENTUDE (SEDE GUARANY)
ORIENTAÇÃO – 6 a 14 de maio – ÁREAS URBANA E RURAL DE CAXIAS
TAEKWONDO – 6 a 8 de maio - UCS
TÊNIS – 2 a 11 de maio – RECREIO DA JUVENTUDE
TÊNIS DE MESA – 5 a 11 de maio – GINÁSIO MUN. DE FARROUPILHA
TIRO ESPORTIVO – 3 a 14 de maio – CLUBE CAXIENSE DE CAÇA E TIRO
VÔLEI – 4 a 13 de maio – UCS
VÔLEI DE PRAIA – 3 a 13 de maio - UCS