Faltam pouco mais de 30 dias para o maior evento Surdolímpico do mundo. No dia 1º de maio, Caxias do Sul será palco das Surdolimpíadas de Verão. A 24ª edição ocorre pela primeira vez na América Latina em quase 100 anos dos Jogos.
Na próxima quarta-feira (30), às 8h, será feito o sorteio dos chaveamentos de quatro modalidades esportivas. O atletas do basquete, vôlei, futebol e handebol irão conhecer os adversários na disputa pela medalha de ouro.
O presidente do Comitê Internacional de Esportes para Surdos (ICSD), Gustavo Perazzolo, viajou para Lausanne, na Suíça, no último domingo (27). Também o acompanham a viagem o CEO dos Jogos, Richard Ewald, e o Coordenador de Comunicação da Deaflympics, Cleberson Portela.
O sorteio terá transmissão pela internet através do Youtube e Facebook da Deaflympics TV by XPlay. Segundo Perazzolo, será um momento histórico para as Surdolimpíadas. Pela primeira vez o sorteio será transmitido em imagens pelas redes sociais.
— Vamos ter dois momentos. Vamos fazer o sorteio das chaves de quatro esportes e vai ser divulgado para o mundo na primeira edição onde a Xplay TV irá transmitir ao vivo. Até hoje, nunca teve esse momento de registro. A gente também vai trazer a tocha da Suíça. Antes, vamos parar em Paris, na França, onde em 1924 se teve o marco na história com início das Surdolimpíadas — revelou o presidente do Comitê Internacional.
Após o sorteio, a delegação do ICSD segue na Europa. No sábado (2), começa o deslocamento da chama para o Brasil. O presidente Gustavo Perazzolo passará a tocha olimpíada para a presidente da Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS), Diana Kyosen.
— A tocha sairá do encontro em Lausanne, na Suíça. Farei o ascendimento e entrego para presidente da CBDS, a Diana, e ela repassará para um atleta brasileiro. Isso no dia 1º de abril e depois eles viajam ao Brasil, onde ficará guardada até a abertura oficial — explicou o presidente Perazzolo.