No começo do mês de março, o nadador Vinícius Soares Judes, 30 anos, criou uma campanha virtual para arrecadar recursos para a disputa das Surdolimpíadas de Verão. Com dinheiro, ele buscava comprar uma nova roupa de prova para os Jogos em Caxias do Sul.
A única peça que o surdoatleta tinha estava rasgada. A bermuda, chamada de fast, tem um valor elevado, que pode chegar até R$ 2 mil. Na última semana, o nadador recebeu uma boa notícia. Judes ganhou três peças de provas do nadador Olímpico Guilherme Guido.
— Eu estou muito feliz, por isso acabei encerrando a vaquinha. Recebi um presente e praticamente não acreditei. Agradeço imensamente ao Guilherme Guido, que já foi para Olimpíadas e é atleta. Ele me apoiou dando as roupas de natação. Quando abri, pensei que fosse uma, mas encontrei mais duas, totalizando três. Não acreditei, fiquei muito emocionado. Ele também me deu a touca. Estou muito feliz de verdade. Estou me organizando para viajar para Surdolimpíadas, peço apoio com muita energia positiva — comentou o surdoatleta em um vídeo nas redes sociais.
O presente veio de um especialista no nado de costas. Guido é dono de cinco medalhas em Mundiais de piscina curta, sendo dois ouros em Doha 2014 (4x50m e 4x100m medley). O nadador fez a estreia em Jogos Olímpicos na edição de Pequim 2008 e participou da edição Rio 2016. O atleta possui ainda sete medalhas em Jogos Pan-americanos: três ouros, três pratas e um bronze. As conquistas foram obtidas nas edições de Guadalajara 2011, Toronto 2015 e Lima 2019.
PROFESSOR E SURDOATLETA
Natural de Porto Alegre, Judes foi convocado pela Confederação Brasileira de Desportos Surdos (CBDS) para integrar a Seleção Brasileira de Natação Masculina na 24ª edição dos Jogos de verão. Será a primeira Surdolimpíada do morador de Blumenau-SC. Judes deu as primeiras braçadas em 2011 e onze anos depois surge a oportunidade de escrever a sua história no cenário olímpico.
Vinicius Judes é professor e instrutor de libras período da manhã e treina para o megaevento no turno inverso. O surdoatleta recebe o bolsa atleta do município de Blumenau. Na Surdolimpíada Nacional, realizada em 2021 no estado de São Paulo, o nadador conquistou seis medalhas de prata. Na 24ª Surdolimpíada, organizada pelo Comitê Internacional de Esportes para Surdos, o nadador gaúcho irá competir nas provas de 50m livre, 50m e 100m peito.