Uma operação da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de São Leopoldo, no Vale do Sinos, resultou na apreensão de meia tonelada de maconha e de munições de fuzis, além da prisão de dois homens na terça-feira (17). Um dos suspeitos é cabo do Exército e seu comparsa é ex-militar, segundo a Polícia Civil. Ambos teriam servido juntos no 18º Batalhão de Infantaria Motorizado.
Os homens foram presos em flagrante. O cabo, como é militar da ativa, está custodiado pelo Exército. A dupla já era monitorada pela Draco, que havia recebido informações sobre o recebimento de uma tonelada de maconha há cerca de 10 dias no Bairro Duque de Caxias.
No entanto, apenas na última terça a polícia teria confirmado a identificação do veículo para transporte e da residência que seria usada como depósito. Com isso, equipes da Draco abordaram um Honda Fit, na BR-116, no bairro Fião. No veículo foram encontrados 10 quilos de maconha.
Simultaneamente, outra equipe realizou a busca na residência, encontrando o cabo e 507 quilos de maconha em um guarda-roupa. Além disso, foram localizados cerca de 100 cartuchos de munições usadas em fuzis, toucas-ninjas, roupas camufladas e "miguelitos", um objeto perfurante metálico, geralmente usado para furar pneus de veículos.
A droga encontrada representa mais da metade da carga que a dupla teria recebido há 10 dias. Segundo a polícia, quando o esconderijo foi identificado, a outra parte da droga já havia sido distribuída.
* Produção: Camila Mendes