O Caxias vive dias de indefinições. Além de ainda não ter confirmado nenhum reforço para a disputa da Série D do Campeonato Brasileiro, o clube completou uma semana sem treinador. Desde a demissão de Rogério Zimmermann, a direção trabalha na busca de um novo comandante, no entanto, sem pressa, e isso tem deixado o torcedor grená aflito.
Até agora, muitas reuniões e poucas definições quanto ao nome. O favorito no momento é Luan Carlos, 29 anos, semifinalista do Campeonato Catarinense 2022 com o Camboriú. O outro nome é Thiago Carvalho, ex-Aparecidense.
Segundo presidente Paulo Cesar Santos, em entrevista ao programa Show dos Esportes, da Rádio Gaúcha Serra, a definição do novo técnico não passa por uma possível parceria com a Success Sport, que fechou uma parceria com o Camboriú.
— Não, as situações são diferentes. Por isso que a gente está debatendo pelos membros, pelas pessoas que regem o Caxias, para ter a melhor definição e o melhor comando com cautela, porque nós sabemos que nós não podemos errar nesse ano. Temos que estar muito fortes. Sabemos a importância de 2022 e quais os investimentos e momentos certos em que a gente vai precisar fazer o que tem que ser feito para o Caxias. Nosso torcedor, nosso conselheiro, saiba que nós estamos com uma estratégia bem montada, bem articulada, com duas grandes opções que vamos definir essa semana — disse o presidente grená, que comentou sobre os nomes de outros dois técnicos citados, Márcio Nunes e Marcão:
— Esses nomes estavam na lista. O pessoal do futebol trabalhou muito e continua trabalhando. Só faltam os detalhes. Nós já estamos trabalhando com pequenas possibilidades de reforços para trazer ao Caxias. Nós temos uma experiência no Gauchão, onde poderíamos ter chegado entre os quatro finalistas. Não chegamos, mas serve de exemplo. Nosso maior objetivo é a Série D, e nós vamos fazer uma Série D diferente esse ano.
Pelo departamento de futebol, a definição do novo técnico já deveria ter acontecido. No entanto, o conselho gestor tem atrasado esse processo, porque pretende esperar o técnico Luan Carlos, que está envolvido na reta final do Campeonato Catarinense. Questionado se há uma falta de autonomia e respaldo para departamento de futebol, o presidente respondeu:
— Não, as decisões são tomadas todas em conjunto. Hoje (terça-feira) mesmo nós nos reunimos e debatendo todas as possibilidades, as questões financeiras, as questões técnicas, tudo para sermos assertivos.
TEMPO DE ESPERA
Paulo Cesar Santos foi questionado se o departamento de futebol aceita esperar mais uma semana pelo novo treinador. No entanto, não deixou claro e afirmou que o trabalho é em conjunto:
— Departamento de Futebol tá fazendo o trabalho dele. Ele sabe da possibilidade de termos que esperar mais uma semana ou definir dentro dessa semana. Isso está tudo sendo feito em conjunto. Não tem separação. Todo mundo está remando para o mesmo lado. A gente sabe do prazo que existe e o dia que vamos fazer o primeiro jogo, por isso que os trabalhos já iniciaram, antes mesmo dos nossos concorrentes aqui do Estado.
Mesmo ainda sem técnico, o Caxias busca reforços para a Série D. No final do ano passado, a direção contratou o técnico antes do gerente de futebol. Agora, pode estar pulando etapas novamente no processo. O presidente grená afirma que novos reforços não serão contratados antes do novo treinador:
— Estamos vendo em conjunto. Não vamos contratar reforços antes do técnico. Porém, o trabalho já está sendo feito com essa visão, tanto dos nossos profissionais no Centenário reforçando a parte física, quanto a visão das possibilidades de técnico que está em conjunto aos jogadores que estão atuando nas suas equipes e que podem vir para o Caxias.