A direção do Caxias decidiu mudar o planejamento para a sequência da temporada. Na noite de terça-feira (15), o clube anunciou a saída do técnico Rogério Zimmermann. Anunciado em outubro do ano passado, o profissional veio como a grande esperança em busca do acesso à Série C, pois teve uma trajetória vitoriosa com o Brasil de Pelotas.
A saída do treinador pegou de surpresa os torcedores. Com um mês até a estreia na competição nacional, no dia 17 de abril, contra o Azuriz, no Paraná, a direção optou por fazer a mudança agora.
Conforme apurou o Pioneiro, o principal motivo foi financeiro. O clube está em busca de parcerias para ter um aporte maior para a Série D. No começo da temporada, o Caxias tinha planejado conquistar vaga na Copa do Brasil e estar na semifinal do Gauchão 2022, o que garantiria uma renda maior ao clube. Assim, com perda de arrecadação futura, o clube precisou se readequar.
A decisão não estaria ligada a possíveis problemas de bastidores. Segundo fontes oficiais, não houve desgaste com membros do departamento de futebol. Ao contrário, o profissional é elogiado internamente pela sua postura.
Quanto ao novo comandante, o departamento de futebol trabalha com a data limite para o anúncio até sexta-feira (18). Em reunião na noite desta quarta (16), a direção irá analisar uma lista com cinco nomes. Entre os cotados estão Paulo Baier e Thiago Carvalho, campeão da Série D 2021 com a Aparecidense. O nome do técnico Pingo, com passagem pelo clube em 2019, não é trabalhado pela direção.
O perfil do futuro técnico também já foi traçado. O Caxias busca um modelo de jogo propositivo, de marcação alta e com posse de bola. O departamento de futebol espera ter o nome do novo comandante definido até sexta-feira, pois o grupo de atletas se reapresenta nesta quinta-feira (17) no Estádio Centenário.