Impossível assistir ao documentário Retratos Fantasmas, em cartaz na Sala de Cinema Ulysses Geremia, e não recordar do Ópera, do Guarany, do Central, do Imperial, do Real, do Vêneto e do Cine Operário, em Galópolis - para citar as extintas salas de exibição somente de Caxias do Sul.
Entre os anos 1940 e 1990, esses espaços fizeram parte do cotidiano de milhares de espectadores, traduzindo comportamentos, evidenciando costumes e mantendo-se na lembrança pelos mais variados motivos - do auge ao declínio.
Conforme já destacado pelo Pioneiro, o diretor Kleber Mendonça Filho passeia, como o próprio título sugere, por um mundo que virou fantasma: o dos cinemas de rua de Recife, ponto de encontro da população, onde marquises, cartazes e letreiros tanto documentavam uma época quanto “comentavam” o que acontecia na cidade e no Brasil.
LOJAS E ESTACIONAMENTOS
Exibido na sessão especial de abertura do Festival de Cinema de Gramado e aplaudido de pé, o longa aborda as transformações arquitetônicas do centro da capital pernambucana, com enfoque nas memórias afetivas do diretor e nas novas ocupações das antigas salas de cinema de rua, boa parte delas transformadas em lojas, centros de compras, bingos, igrejas e até estacionamentos.
Alguma semelhança com os antigos cinemas de Caxias? Todas, daí a universalidade da abordagem de Kléber, diretor dos aclamados O Som ao Redor, Aquarius e Bacurau. Nas imagens acima e abaixo, alguns “retratos fantasmas” garimpados no acervo do Pioneiro e do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami.
Detalhe: coincidência ou não com o título do documentário, em 1991, três anos antes do incêndio de 1994, o Cine Ópera exibia o clássico Ghost - Do outro Lado da Vida (foto abaixo).
CONFIRA
:: O quê: Retratos Fantasmas, de Kléber Mendonça Filho.
:: Quando: até 10 de setembro, de quinta a domingo, às 19h30min.
:: Onde: Sala de Cinema Ulysses Geremia, junto ao Centro de Cultura Ordovás (Rua Luiz Antunes, 312, bairro Panazzolo - Caxias do Sul).
:: Quanto: ingressos: R$ 16 e R$ 8 (estudantes, pessoas acima de 60 anos e servidores públicos municipais).