
Uma recente postagem no grupo Caxias do Sul Contemporânea, no Facebook, trouxe aos seguidores as lembranças das memoráveis sessões e matinês do Cine Guarany, que chegavam a provocar filas na Rua Marquês do Herval, entre os anos 1940 e 1980. A fotografia compartilhada, porém, traz outro detalhe: trata-se da primeira edificação da sala, antes de sua demolição para abrigar o prédio que entrou para a memória coletiva da cidade – e que está ali até hoje.
Construído no início dos anos 1930, provavelmente entre 1932 e 1934, o imóvel abrigou o então Cine Teatro Guarany até o início de 1939. Foi quando a empresa Maggi & Cia, administradora do cinema, encaminhou a derrubada da estrutura, visando oferecer um espaço mais moderno e adequado “às exigências do público cinéfilo”. A notícia da reforma foi capa do jornal “A Época”, edição de 29 de janeiro de 1939, conforme texto abaixo:
“A firma Maggi & Cia, desta praça, já iniciou os trabalhos de demolição do prédio onde funcionou até há pouco o Cine Teatro Guarany, de sua propriedade. Essa deliberação foi tomada em virtude da referida firma desejar construir um novo e imponente edifício com a mesma finalidade, isto é, instalar uma casa de diversões moderna, que possa proporcionar ao público caxiense maior conforto e bem-estar. A obra ora iniciada deverá estar concluída dentro de mais alguns dias, sendo atacados, em seguida, os trabalhos de levantamento da nova edificação. Segundo sabemos, o Cine Teatro Guarany abrirá suas portas dentro de quatro meses”.



Imagens raras
A inauguração do novo e moderno cinema ocorreu em 7 de outubro de 1939 , com ampla repercussão na imprensa da época. Mas são alguns raros registros da primeira sede que destacamos aqui. Nas fotos acima, um detalhe do cinema e a extensão da Rua Marquês do Herval vista a partir da Rua Dr. Montaury em meados de 1938, com o pioneiro Cine Teatro Guarany e seus “vizinhos”: o Clube Juvenil (ainda sem o terceiro andar), a antiga sede do Banrisul, o Grande Hotel Mimoso (posteriormente Menegotto) e a Casa Minghelli, destruída por um incêndio em 1952.
A foto mais emblemática, porém, é a publicada no perfil Caxias do Sul Contemporânea, do Facebook (imagem que abre a matéria). Provavelmente, foi o dia da inauguração oficial do cinema ou algum evento temático, vide o grande público. O cartaz em frente faz uma espécie de referência ao Dia de São Patrício, padroeiro da Irlanda. Já “Viena Eterna” é o título de um musical lançado em 1934. Mais informações sobre o contexto desta imagem e seus personagens para o e-mail rodrigolopes33@gmail.com.
Abaixo, outro registro da fachada, agora destacando a exibição do clássico "Tempos Modernos" (1936), de Charlie Chaplin.

Leia mais
Desmaios na sala do Cine Guarany em 1975
Praça Dante Alighieri em outros tempos
Confira um vídeo com imagens raras da Praça Dante em 1957
As rosas da praça e o horto municipal nos anos 1960
A praça vista das alturas da Metalúrgica Abramo Eberle
Praça Dante Alighieri e arredores nos anos 1930 e 1940
Praça Dante Alighieri e a calçada de pedras portuguesas
Pisando em uvas: o calçamento de pedras portuguesas da Praça Dante
Estátua da Liberdade: um símbolo da Praça Dante desde 1922