Descendentes dos pioneiros imigrantes italianos da família Ciotta se reúnem no próximo dia 16 de novembro, na localidade de Tuiuty, em São Marcos, para celebrar uma história iniciada em 1883. Foi quando migraram para o Brasil cinco dos 10 filhos de Giovanni Maria Ciotta - todos oriundos da província de Belluno.
Clemente Bortolo Ciotta - com a esposa Luiza Danza e a filha Amália -, e os gêmeos Amadeo Vittore Ciotta e Sperandio Domenico Ciotta saíram do Porto de Gênova em 13 de dezembro de 1882. Após um mês de viagem a bordo do navio Habsburg, eles desembarcaram no Porto do Rio de Janeiro em 12 de janeiro de 1883.
Já a chegada à Colônia Caxias ocorreu em 30 de janeiro de 1883, quando eles receberam os lotes rurais 18, 19, 20 e 21 na Décima Légua da Colônia Caxias, no Travessão Marquês do Herval, atualmente região de Otávio Rocha, no interior de Flores da Cunha.
OS OUTROS IRMÃOS
Pouco depois, em 18 de abril de 1883, também embarcou para o Brasil Pietro Ciotta. Acompanhado da esposa Augusta Paolina Casanova e de seis filhos, ele chegou à Colônia Caxias em 12 de junho de 1883, recebendo o título provisório de seus lotes em 30 de outubro de 1883.
Já em 18 de janeiro de 1885 foi a vez de Agostino Giacinto Ciotta, a esposa Domênica Cassol e os quatro filhos deixarem a Itália rumo ao Brasil, juntando-se aos irmãos já estabelecidos na Serra. Posteriormente, os familiares Ciotta migraram para São Marcos, Antônio Prado e Vila Segredo (atual município de Ipê).
Com a colaboração de Floriano Molon.
AGENDE-SE
:: O quê: 1º Encontro da Família Ciotta.
:: Quando: dia 16 de novembro.
:: Onde: Capela de Tuiuty, interior de São Marcos.
:: Programação: às 10h30min, será celebrada uma missa pelo padre Dino Ciotta na Igreja Nossa Senhora de Caravaggio, em Tuiuty. Na sequência, ocorre um almoço típico no salão de festas.
:: Informações e reservas de ingressos: Maria Susana Ciotta, pelo (54) 99972.3342 ou mariasusanaciotta@yahoo.com.br.
PARTICIPE
Você possui fotos antigas de família ou está organizando algum encontro de descendentes. Envie as imagens, acompanhadas de um breve histórico, para o e-mail rodrigolopes33@gmail.com.