Surgida em 1952 com o objetivo de prestar serviços de oficina mecânica e consertos em geral, a Retificadora Caxiense celebrou no último dia 11 seus 70 anos de atuação no mercado. Referência quando o assunto é a retificação de motores à combustão interna no Estado, a empresa foi fundada por Séptimo e Otávio Pellini e funcionou inicialmente na Rua Sinimbu, 583, entre a Treze de Maio e a Humberto de Campos. Pouco depois, o empreendimento migrou para os números 452/552, onde também funcionava a Comercial de Peças para Motores Ltda, conforme o anúncio abaixo, publicado pelo Pioneiro por ocasião do Dia do Motorista (25 de julho) de 1966.
Administrada posteriormente por Ademir Pellini, filho de Otávio, a empresa foi adquirida em 2002 pelo diretor comercial Rudimar Becker, que hoje está à frente da companhia juntamente com o diretor operacional Clademir Trentin.
— Nosso sentimento é de gratidão e de reconhecimento pelos nossos clientes, concessionárias, oficinas mecânicas, frotistas, que muito dependem do bom funcionamento do veículo para trabalhar — destaca Becker.
ESTRUTURA
Desde 2012, a sede da empresa, na BR-116, no bairro Sagrada Família, mantém uma estrutura de oficina mecânica e loja de peças (Motors Parts) junto a uma área construída de 2.600 metros quadrados. Conforme Becker, mesmo passados 70 anos, os objetivos ainda seguem bastante parecidos aos que levaram a fundação da empresa, nos anos 1950.
— Nossas metas continuam as mesmas dos fundadores: ser reconhecida como uma empresa que se esmera para entregar um motor retificado com a mesma qualidade e especificações de um motor novo de fábrica, aliando desempenho, economia e reduzindo emissões de poluentes para o meio ambiente. Muitos começaram suas carreiras aqui, e seguiram até a aposentadoria. Criaram filhos e até netos com recursos de seu trabalho junto à Retificadora Caxiense — afirma Becker.
Na sequência abaixo, alguns anúncios dos primórdios da firma, publicados no semanário Diário do Nordeste em 1952. Há 70 anos...
SIMECS
Em 1957, a Retificadora Caxiense também fez parte de um grupo de empresas, ao lado de Marcopolo e Randon, que ajudou a fundar o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (Simecs).
Também é uma das fundadoras da Associação de Retificadoras do Rio Grande do Sul e já recebeu menção honrosa das montadoras Scania e Volvo pelo trabalho desenvolvido em motores dessas marcas.