O Circuito Automobilístico da Festa da Uva de 1958 foi uma das tantas atrações que movimentaram a edição de 64 anos atrás. Promovida pela Rádio Caxias, em parceria com a Comissão Central da festa e a supervisão técnica do Automóvel Clube do Rio Grande do Sul, a competição ocorreu em 9 de março de 1958, com largada das famosas “carreteras” defronte ao Monumento Nacional ao Imigrante.
Dali, os volantes entraram pela Av. Júlio, percorrendo um trajeto que englobava estradas de Farroupilha, Bento Gonçalves, Garibaldi, Caí, Vila Scharlau e Nova Petrópolis - retornando ao mesmo ponto pela então Estrada Federal Getúlio Vargas (BR-116).
Conforme destacado na edição do Pioneiro de 8 de março de 1958, participaram da prova “ases” como Catarino Andreatta, João Galvani, Diogo Ellwanger, Dirceu Oliveira, José Asmuz, Aristides Bertuol, Orlando Menegaz, Ítalo Bertão, Nicanor Ollé, Breno Fornari, Nativo Camozzato, Osvaldo de Oliveira, Afonso Hoch, Rômulo Buonavoglia e Antonio Panella - estes dois últimos, do Uruguai.
O circuito teve como vencedor Orlando Menegaz, de Passo Fundo; seguido por Aristides Bertuol, de Bento Gonçalves; e Nicanor Ollé, de Bagé, na terceira colocação. Na foto ao lado, a famosa Carretera Nº 4, de Aristides Bertuol, preparando-se para o início da prova, na BR-116, em frente ao Imigrante. Ao fundo, o antigo Posto Shell, comandado pelo senhor Adelino Demori.
Detalhe da foto: o Chevrolet de Aristides Bertuol tomado de propagandas dos patrocinadores de Bento, entre eles os Vinhos Presidente, produzidos pela Vinícola Salton.