A edição da Festa da Uva de 1950 trouxe uma novidade esportiva: a Grande Corrida Automobilística. A prova integrou a I Copa Festa da Uva e reuniu 30 competidores, vindos de diversas partes do Estado, além de São Paulo e Distrito Federal. Eles percorreram 740 quilômetros, divididos em duas etapas, entre Caxias do Sul e Passo Fundo.
A largada deu-se na Praça Vestibular Abramo Eberle, defronte a BR-116. A chegada até Passo Fundo ocorreu sem grandes contratempos, e os pilotos tiveram um tempo para descanso antes de iniciar a segunda parte da prova.
Confira outras colunas da seção
Mas foi no percurso de volta que os participantes encontraram mais desafios. Segundo registros do Pioneiro do dia 5 de março de 1950, pelo menos nove veículos tiveram de deixar a competição por problemas no motor, e apenas 11 competidores conseguiram finalizar a corrida.
Um dos momentos de maior apreensão foi registrado na passagem por Farroupilha. Conforme noticiado pelo jornal, o carro número 24 avançou contra a multidão de espectadores e chocou-se contra um poste: "Foi um instante dramático em que todos ficaram em suspense, esperando a catástrofe iminente, que felizmente não ocorreu", divulgou o Pioneiro de 7 de março de 1950.
O vencedor da Grande Corrida Automobilística foi o lendário piloto Julio Andreatta, de Porto Alegre, que finalizou o percurso com tempo total de sete horas, 54 minutos e 43 segundos. Andreata pilotou o Ford de número 50.
O segundo colocado foi o competidor Diogo Elwanger, também da Capital. Ele concluiu a prova em sete horas e 57 minutos.
Corrida de carreteras na Festa da Uva de 1961.
História
Memória: a Grande Corrida Automobilística da Festa da Uva de 1950
Prova teve a participação dos lendários pilotos Oscar Bay e Julio Andreatta
Rodrigo Lopes
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: