Seguimos hoje com a abordagem sobre os primórdios da Rádio Gaúcha, no início da década de 1930. Episódio lembrado em dezenas de entrevistas, livros e estudos acadêmicos sobre a história do rádio no Rio Grande do Sul, a transmissão da Festa da Uva de 1932 pela emissora ocorreu utilizando-se as precárias linhas da então Companhia Telefônica Riograndense.
Apesar da ousadia da “primeira transmissão a longa distância da Rádio Gaúcha”, tudo foi um grande improviso - conforme destacado em 2003 por Adriana Ruschel Duval, neta do radialista e comunicador Nilo Ruschel, um dos protagonistas da empreitada de 90 anos atrás:
“Nilo e (o irmão) Ernani (Ruschel) rumaram em direção à Festa da Uva, em Caxias do Sul. Lá estariam sendo esperados por dois ou três agenciadores de publicidade do local, com cujas verbas viabilizariam a irradiação pioneira. Os irmãos chegaram na cidade e encontraram os supostos agenciadores sob o efeito do vinho abundante, sem nenhum patrocínio, muito menos os textos publicitários prontos”.
O próprio Nilo deu detalhes na entrevista de 1972, três anos antes de falecer, em 1975:
Memória
Notícia
Peripécias da Rádio Gaúcha na Festa da Uva de 1932
Locutores precisaram improvisar por cerca de duas horas no palanque da Praça Dante, até a chegada do governador do Estado
Rodrigo Lopes
Enviar email