Nem de perto o desenvolvedor de sistemas Tobias da Rosa, 32 anos, imaginava que uma paixão de criança mudaria a sua vida em tão pouco tempo. Ele sempre gostou de futebol, influência do pai que jogava o campeonato da várzea de Carazinho, sua cidade natal. Mas no fim de fevereiro de 2021, durante uma partida com amigos, sofreu uma lesão no joelho e precisou parar por seis meses. A forma que encontrou de ficar perto dos gramados foi produzir materiais para a internet com foco em lances dos anos 1990 e 2000. A interação com o público começou em março do mesmo ano, tímida, com 5 mil seguidores. Em dois anos, eles se multiplicaram, e em apenas uma das plataformas usadas passam dos 100 mil.
— Nunca joguei profissionalmente. Dos 7 aos quase 9 anos, estive nas categorias de base do Pinheiro Atlético Clube de Carazinho, equipe de futsal tradicional da cidade. Aos 12 anos, na Copa do Mundo de 2002, vi o Brasil conquistar o penta e foi a primeira vez que realmente assisti a uma competição de forma consciente, entendendo tudo que se passava. Lembro que acordava na madrugada e não perdia um jogo. Daí vem a paixão pelo futebol nostálgico, pelos jogadores daquela época — comenta Tobias.
— Tive uma surpresa ainda em novembro, postei o vídeo do gol do Carlos Alberto Torres no final da copa de 1970, e ele viralizou, chegando à marca de 5,7 milhões de visualizações — recorda.
Tour pelo RS
Em 2023, o desenvolvedor de sistemas resolveu homenagear o Rio Grande do Sul e um dos mais famosos campeonatos do país: o Gauchão. Se desafiou e esteve nos 12 estádios que receberam as partidas da primeira fase, sempre a caráter, com a camiseta dos donos da casa. O que ele viu, sentiu e comemorou, compartilhou com os amigos.
— Fiz uma pesquisa no site da Federação (Gaúcha de Futebol) para ver as datas, e logo veio o primeiro dilema: 11 rodadas, 12 times e 12 estádios, ou seja, em uma rodada eu teria que me virar pra assistir mais de um jogo em estádios diferentes. Quis o destino me ajudar nessa caminhada, e em uma semana consegui assistir quatro jogos — comenta.
Agora Tobias compartilha a experiência que o fez colecionar memórias. A começar pelo Estádio Bento Freitas, onde viu de perto Brasil de Pelotas x Inter:
— Foi uma viagem sensacional, pois consegui levar junto comigo dois amigos que eu não reunia há três anos. Em Pelotas, mora um outro amigo da mesma turma, que estudou junto por mais de 10 anos no tempo de escola. Também foi com a gente mais um amigo que fiz na torcida do Passo Fundo Futsal, que é amante do Xavante e que viajou mais de 1 mil km na semana para buscar a faixa da torcida organizada que ele representa.
A paz no futebol emocionou Tobias quando visitou o Estádio dos Eucaliptos, em Santa Cruz do Sul, na partida entre Avenida x São Luiz:
— Na chegada da torcida do São Luiz de Ijuí, foi muito emocionante ver as duas torcidas interagindo entre si, de forma amigável, inclusive tirei uma foto com as duas torcidas, isso me marcou — relembra.
Nas semifinais, Tobias não deve comparecer, mas garante que na final vai estar presente. O importante é que a ideia deu certo e o trabalho feito por ele segue dando frutos e conquistando cada dia mais seguidores. Hoje, ele deixou de lado a profissão como desenvolvedor de sistemas e vive de patrocínios e parcerias que faz de divulgação na página que criou, a Futpedia FC, e de uma loja virtual de camisetas de times.
Confira os jogos que Tobias acompanhou:
Jogo 1 - 22/01/2023 - Estádio Montanha dos Vinhedos: Esportivo x São José
Jogo 2 - 24/01/2023 - Estádio Alfredo Jaconi: Juventude x São Luiz
Jogo 3 - 25/01/2023 - Arena do Grêmio: Grêmio x Brasil de Pelotas
Jogo 4 - 26/01/2023 - Estádio Francisco Novelletto - São José x Caxias
Jogo 5 - 02/02/2023 - Estádio 19 de outubro: São Luiz x Novo Hamburgo
Jogo 6 - 05/02/2023 - Estádio dos Eucaliptos: Avenida x São Luiz
Jogo 7 - 08/02/2023 - Estádio do Vale: Novo Hamburgo x Brasil de Pelotas
Jogo 8 - 11/02/2023 - Estádio Bento Freitas: Brasil de Pelotas x Internacional
Jogo 9 - 16/02/2023 - Estádio Beira-Rio: Internacional x São José
Jogo 10 - 25/02/2023 - Estádio Cristo Rei: Aimoré x Internacional
Jogo 11 - 27/02/2023 - Estádio Centenário: Caxias x Juventude
Jogo 12 - 11/03/2023 - Estádio Colosso da Lagoa: Ypiranga x Grêmio