O Inter passou trabalho, mas com dois gols no segundo tempo venceu o São José por 2 a 0, no Beira-Rio, e encaminhou a vaga para as semifinais do Gauchão. Os gols foram de Pedro Henrique e Lucca. Com o resultado, após oito rodadas, assume provisoriamente a vice-liderança da primeira fase, com 16 pontos, três a mais do que Ypiranga e Caxias (que já completou oito partidas) e seis à frente do Juventude, o quinto colocado.
Enganou-se quem pensou que a maior novidade do dia seria a estreia, em 2023, de Gabriel Mercado na zaga. O argentino, que até foi escolhido capitão, compôs um sistema defensivo com Bustos, Vitão e Renê. Mas dali para a frente, várias novidades. Alan Patrick foi poupado dos minutos iniciais e Mano Menezes deu chance a um trio de ataque começar uma partida no gramado do Beira-Rio. Depois de escalar Wanderson, Pedro Henrique e Alemão juntos contra o Novo Hamburgo, repetiu a fórmula. Atrás deles, Baralhas, De Pena e Mauricio. Do lado do São José, Thiago Gomes manteve os três zagueiros, liberando os alas Matheus Pivô e Marcelo, com Thayllon e Zé Andrade no ataque.
O começo da partida teve Wanderson aberto na direita, Alemão de centroavante e Pedro Henrique na esquerda. No meio, Baralhas e De Pena mais atrás, com Mauricio solto.
O São José até começou mais ofensivo, sem medo de trocar passes e até levou perigo em um lance no qual Thayllon, impedido, jogou para fora. No lance seguinte, Tiago Pedra torceu o joelho, em uma cena feia, e precisou sair.
Aos 11, o Inter criou a primeira chance real. Pedro Henrique, desta vez na direita, foi lançado por Mercado, ganhou da zaga na velocidade, entrou na área e encheu o pé. A bola explodiu no travessão e saiu.
O jogo diminuiu de ritmo especialmente pela imperícia de Alemão, que errava passes em excesso. O time também cometia equívocos nas tomadas de decisão quando partia em vantagem no ataque.
Levou 27 minutos para voltar a concluir. Pedro Henrique, lançado, até fez um gol, mas estava impedido. E até levou um cartão amarelo por seguir a jogada após a sinalização do árbitro. O São José respondeu em um belo chute de Matheuzinho, da intermediária, que explodiu no travessão.
Aos 35, Pedro Henrique driblou Matheus Pivô e cruzou, Mauricio bateu na bola duas vezes, ambas em cima de Jadson. Baralhas pegou o último rebote e arriscou, também desviado, Fábio defendeu. Pouco depois, Vitão foi desarmado por Thayllon e ficou pedindo falta. O árbitro não marcou e o atacante do São José só não entrou na área porque Mercado cometeu falta.
Vitória com Alan Patrick dependência no Inter
CONFIRA NA COLUNA
No finalzinho do primeiro tempo, o Inter criou mais duas chances. Em uma, após cruzamento de Mauricio, a bola ficou pingando na área e Pedro Henrique, apertado, perdeu o gol já sem goleiro, batendo por cima. Na outra, De Pena mandou de fora da área, à esquerda de Fábio.
Mano Menezes não quis saber de esperar mais qualquer minuto para tirar Alemão e colocar Alan Patrick. O Inter voltou do vestiário já com esta troca, retomando a formação tradicional com um jogador a mais no meio-campo.
O começo da segunda etapa foi de susto do São José. Zé Andrade arriscou da entrada da área e a bola passou perto da trave de Keiller, que tocou de leve para escanteio. O mesmo atacante, aos cinco, ganhou de Vitão e ajeitou para Thayllon, que bateu e o goleiro colorado defendeu em dois tempos.
Põe no Pedro Henrique que ele resolve para o Inter
CONFIRA NA C0LUNA
Aos sete, Alan Patrick aproveitou bola recuperada na intermediária e passou para Wanderson. O camisa 11 chutou, Fábio espalmou e Mauricio pegou a sobra. De primeira, ele concluiu de novo. O goleiro do São José fez um milagre defendendo de cima cima da linha.
O time havia melhorado, e isso foi suficiente para fazer o gol. Aos 20 minutos, Alan Patrick tentou chutar, a bola bateu em Jadson e voltou para Wanderson. Com calma, o camisa 11 viu Pedro Henrique sozinho pela esquerda. O goleador do Gauchão deu um carrinho e tirou Fábio do lance: 1 a 0.
Mauricio, pouco depois, quase fez o segundo chutando da entrada da área, para fora. E o São José respondeu em cabeceio de Matheus Pivô, que Keiller salvou.
Mano mexeu mais duas vezes. Exausto, Pedro Henrique saiu para a entrada de Lucca. Na mesma troca, Baralhas deu lugar a Johnny.
Pois o primeiro toque na bola de Lucca, aos 37, foi para matar o jogo. De Pena cobrou falta com perfeição, no primeiro pau. O centroavante do sub-20 antecipou a defesa e cabeceou, com direito a toque na trave antes de entrar. Todos os reservas saíram para comemorar com o guri de 19 anos, que fez seu primeiro gol na equipe profissional.
Por último, Mano colocou Lucas Ramos no lugar de Wanderson e Moledo na vaga de Mercado. O tempo apenas correu até o final. O resultado veio, o desempenho ainda não. Mas a classificação está cada vez mais próxima.
Gauchão — 8ª rodada — 16/2/2023
INTER
Keiller; Bustos, Mercado (Moledo, 44'/2ºT), Vitão e Renê; Baralhas (Johnny, 30'/2ºT), De Pena e Mauricio; Pedro Henrique (Lucca, 30'/2ºT), Alemão (Alan Patrick, int.) e Wanderson (Lucas Ramos, 41'2ºT).
Técnico: Mano Menezes
SÃO JOSÉ
Fábio; Tiago Pedra (Ryan, 10'/1ºT), Bruno Jesus (Thiago Santos, 32'/2ºT) e Jadson; Matheus Pivô, Samuel (Lissandro, 32'/2ºT), Karl, Matheuzinho (Thiaguinho, 32'/2ºT) e Marcelo; Zé Andrade (Netto, 12'/2ºT) e Thayllon.
Técnico: Thiago Gomes
Gols: Pedro Henrique, aos 20, e Lucca aos 37 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Pedro Henrique, Mercado, Baralhas, Renê; Karl, Jadson, Ryan
Local: Estádio Beira-Rio
Público: 10.812 (8.961 pagantes)
Renda: R$ 152.206
Arbitragem: Erico Andrade de Carvalho, auxiliado por Juarez de Mello Junior e Leirson Peng Martins
Próximo jogo
Gauchão — 9ª rodada
25/2/2023 — 16h30min
Aimoré x Inter