O Inter tem no centroavante Luiz Adriano, 35 anos, o principal alvo para o ataque. De acordo com o colunista de GZH Leonardo Oliveira, o clube enviou uma proposta ao jogador para um contrato de um ano, com possibilidade de renovação por metas, e um salário na casa de R$ 200 mil, mais luvas.
Natural de Porto Alegre e revelado pelo Inter, o jogador passou a maior parte da carreira na Europa. Atuou por Shakhtar Donetsk, Milan e Spartak Moscou antes de retornar ao futebol brasileiro para jogar no Palmeiras, em 2019. Por lá, foram 104 jogos e 32 gols, além de títulos como o Paulistão, a Copa do Brasil e a Libertadores.
— A chegada dele foi coberta de muita expectativa. Em um primeiro momento, ele conseguiu corresponder, mas a partir dos três títulos, ele se acomoda e acaba perdendo espaço. Ele sai do clube pela porta dos fundos mais por questões de ser visto em pagode e pelas postagens do irmão dele falando do Inter. Mas a passagem dele pelo Palmeiras foi bem vitoriosa — relata Rafael Bullara, jornalista do portal Nosso Palestra, que acompanha o dia a dia do Verdão.
No começo de 2022, foi contratado pelo Antalyaspor, da Turquia. Pelo clube, foram 38 jogos, com oito gols e três assistências em duas temporadas. Chegou a atuar, além da posição de centroavante, como meio-campista atrás do último homem, o norte-americano Haji Wright.
— Ele jogou muito bem em Antalya, mas o treinador Nuri Sahin quer um jogador jovem para a posição. O Antalyaspor assinou com o atacante Bertug Yildirim, 20 anos, do Hatayspor. Essa situação é negativa para o Luiz Adriano, por isso pode estar de saída — explica o repórter Ömer Necati Albayrak, do jornal Fanatik Sport, da Turquia.
O certo é que Luiz Adriano não é mais o mesmo do auge da carreira, um atacante móvel e de boa velocidade. Porém, hoje é capaz de atuar também por trás do centroavante, distribuindo o jogo. Mas no Inter ele terá de disputar posição com Alexandre Alemão como referência do ataque, sendo abastecido por nomes como Alan Patrick, De Pena e os extremas velozes da equipe colorada.
Números do Luiz Adriano nas últimas temporadas:
Pelo Antalyaspor
- 2022/2023 - 22 jogos, 4 gols e 1 assistência
- 2021/2022 - 16 jogos, 4 gols e 2 assistências
Pelo Palmeiras
- 2021 - 37 jogos, 5 gols e 4 assistência
- 2020 - 52 jogos, 20 gols e 4 assistência
- 2019 - 15 jogos, 7 gols e 1 assistência