Além de provocar estragos, a passagem do ciclone Biguá sobre o Rio Grande do Sul interrompeu o abastecimento de energia elétrica em diversos municípios gaúchos no domingo (15). Mais de 230 mil pontos da área administrada pela CEEE Equatorial ficaram sem luz no pico do temporal. A eletricidade foi restabelecida para 61% dos clientes, mas 90 mil pontos seguem com o serviço interrompido nesta segunda-feira (16).
As cidades com mais clientes ainda sem energia são Porto Alegre, Pelotas, no sul do Estado, Alvorada e Viamão, na Região Metropolitana. O gerente de planejamento técnico da CEEE Equatorial, Rafael Cochemore, revelou que a previsão de restabelecimento nos pontos que seguem sem luz só deve ser divulgada nesta terça-feira (17). Ele lembrou que em situações similares o serviço levou até quatro dias para ser finalizado.
— A gente não costuma fazer uma previsão de finalização da contingência até ter um cenário mais claro. Estamos trabalhando no dia de hoje (segunda-feira) para poder ter esse cenário. Nas últimas contingências a gente trabalhou sempre em torno de três a quatros dias para finalizar os atendimentos — disse em entrevista ao Gaúcha Mais, da Rádio Gaúcha, desta segunda-feira (escute na íntegra ao fim desta matéria).
O gerente também explicou que devido à quantidade de eventos climáticos que atingiram o Rio Grande do Sul recentemente, a empresa mudou o planejamento sobre o número de equipes de atendimento.
— Há uma melhoria que a gente vem estabelecendo nos últimos dois, três anos, tanto nos processos técnicos quanto comerciais. Tanto que a gente desenvolveu e trouxe outras ferramentas, além do telefone, dos nossos 0800, para fazer os atendimentos. Tem a Clara, que é nosso atendimento virtual, que consegue fazer transbordo nessas situações para as outras distribuidoras, para os outros call centers da Equatorial no Brasil. Mas, mesmo assim, o volume, às vezes, é muito alto e acabam ocupando todos os canais.
Os clientes da CEEE Equatorial podem relatar falta de energia de três formas:
- Pelo telefone 0800-721- 2333
- Pelo contato com a atendente virtual, via WhatsApp, através do (51) 3382-5500
- Pelo site ceee.equatorialenergia.com.br.
Falta de luz afeta abastecimento de água em duas cidades da Região Metropolitana
Conforme a Corsan Aegea, Viamão e Gravataí seguem desabastecidos de água, após o ciclone que atingiu o Rio Grande do Sul no domingo. Conforme a empresa, o motivo é a falta de energia elétrica.
Depois do restabelecimento, o retorno da água é gradual, já que demora para o nível dos reservatórios retomarem o volume normal de armazenamento.