O Caxias segue sem vencer no Gauchão. Na noite desta quinta-feira (26), em Porto Alegre, o time grená ficou no empate em 1 a 1 com o São José, no Estádio Francisco Novelletto. Os dois gols foram marcados em cobranças de pênalti, de Jean Dias, para os visitantes, e Fábio, para a equipe da Capital.
Com o resultado, o Grená somou seu primeiro ponto na competição. Na próxima rodada, domingo, a equipe recebe o Aimoré, às 19h, no Estádio Centenário.
Os primeiros minutos de partida foram marcados pelo equilíbrio. Buscando exercer uma pressão inicial, o São José apostou em uma sequência de cruzamentos para a área, sem efetividade. Aos três, Ronald, uma das novidades na formação inicial do time grená, puxou da direita para o meio e serviu Eron nas costas da defesa. O centroavante girou e finalizou para boa defesa de Fábio.
Aos sete, o Zeca chegou com o centroavante Thiago Santos escorando para Neko, que finalizou de fora da área. O chute saiu forte e Bruno Ferreira fez a defesa parcial, antes de a defesa grená afastar. Quatro minutos depois, em contra-ataque rápido, Jean Dias cruzou da esquerda, a defesa dos mandantes se atrapalhou e Peninha finalizou rasteiro e no canto. Fábio fez grande defesa para evitar o primeiro gol.
Aos 14, mais uma ótima chance para o Caxias. Marciel encontrou um passe espetacular entre os zagueiros do São José e Ronald entrou cara a cara com Fábio. O atacante se precipitou e finalizou torto, sobre o gol. Mesmo assim, foi mais uma demonstração que o time grená era mais perigoso em suas iniciativas ofensivas.
O domínio virou vantagem aos 26. Em jogada pelo lado esquerdo, Peninha rolou para Jean Dias, que tentou o cruzamento. A bola acertou o braço de Tiago Pedra e o árbitro Marcus Vinicius dos Santos assinalou o pênalti. Jean Dias cobrou rasteiro, firme, sem chances para Fábio: 1 a 0.
Logo no lance seguinte, Peninha arriscou de fora da área e Fábio espalmou para fora. Foi a última participação do meia, que acusou dores musculares e foi substituído aos 33 minutos. O Zeca só foi levar perigo aos 36. Em jogada de falta ensaiada, Neko bateu de fora da área e Bruno espalmou para fora. Na sequência, outro cruzamento para a área e a bola passou na frente de Fernando antes de sair rente à trave. Mesmo com as tentativas dos donos da casa, o resultado não se alterou até o intervalo.
QUEDA DE PRODUÇÃO
Na volta dos vestiários, Thiago Gomes promoveu três mudanças no Zeca, com o objetivo de tornar o time mais ofensivo. Aos sete, após jogada pelo lado esquerdo, Karl cruzou da esquerda e a bola bateu no braço de Dirceu. Pênalti, desta vez para os donos da casa. Na cobrança, o goleiro Fábio bateu rasteiro e empatou a partida.
O Caxias baixou sua produção e só foi finalizar na segunda etapa aos 14. Ronald avançou pela meia esquerda e tentou o chute de canhota, sem perigo para Fábio.
Aos 20 minutos, sem que o time grená conseguisse apresentar bom futebol, Thiago Carvalho colocou Bustamente e Marcão nas vagas de Wesley e Eron. Dois minutos depois, em contra-ataque, Sillas avançou com velocidade pela direita e cruzou rasteiro para Thayllon, que entrou de carrinho. Bruno Ferreira salvou com os pés e evitou a virada do Zeca.
O time da casa continuou melhor e, aos 30, o goleiro grená fez outro milagre. Em uma sequência de três finalizações dentro da área, com Thayllon e Thiago Santos, Bruno fez duas defesas com os pés que evitaram o segundo gol do Zeca. Dois minutos depois, outro duelo entre Thayllon e Bruno. A finalização parou, de novo, no pé direito do goleiro.
O Caxias só foi responder aos 35, com Marcão escorando e Vini Guedes finalizando sobre o gol. Logo na sequência, em uma confusão na área grená, Fernando se desentendeu com Thiago Santos e iniciou uma briga generalizada. O zagueiro do Caxias foi expulso.
Com um a menos, restou ao time grená segurar o resultado nos minutos finais.
FICHA TÉCNICA
São José x Caxias
Segunda rodada - Gauchão 2023
Estádio Francisco Novelletto, em Porto Alegre
Caxias
Bruno Ferreira; Adriel, Dirceu, Fernando e Ricardo Lima; Marlon, Marciel (Vini Guedes, 34/2º) e Peninha (Wesley, 33/1º, depois Bustamante, 22/2º); Jean Dias (Diego Rosa, 34/2º), Ronald e Eron (Marcão, 22/2º). Técnico: Thiago Carvalho
São José
Fábio; Matheus Pivô, Tiago Pedra, Jadson (Bruno Jesus, int.) e Marcelo; Lissandro, Neko (Samuel, 44/2º) e Sillas (Zé Andrade, 25/2º); Matheuzinho (Karl, int.), Netto (Thayllon, int.) e Thiago Santos. Técnico: Thiago Gomes
Gols: Jean Dias (C), de pênalti, aos 28min, no primeiro tempo. Fábio (S), de pênalti, aos 8min, no segundo.
Expulsão: Fernando (C).
Amarelos: Netto, Thiago Gomes, Matheus Pivô, Marcelo, Tiago Pedra (S); Eron, Wesley, Dirceu, Adriel, Bruno Ferreira, Bustamante (C).
Árbitro: Marcus Vinicius Goncalves dos Santos, auxiliado por Jorge Eduardo Bernardi e Fabulo Oliveira Diniz.