Líder, dono da melhor campanha e invicto, o Grêmio encerrou a primeira fase do Gauchão com um empate em 0 a 0 com o Ypiranga. A partida no Estádio Colosso da Lagoa não teve muitos destaques. Além das duas equipes com uma escalação reserva, o calor e a condição do gramado dificultaram as construções de lances de ataque.
Pela combinação dos resultados da 11ª rodada, o time de Erechim será o adversário gremista nas semifinais. Uma repetição da final do Estadual do ano passado. O jogo de ida das semis deve ser confirmado para o próximo domingo, no Colosso da Lagoa.
A ideia de que alguns meninos poderiam receber oportunidades em Erechim não se confirmou. Renato preferiu dar ritmo de jogo aos reservas imediatos do que colocar os jovens vindos da equipe sub-20. Uma das novidades, no entanto, foi a reestreia de Darlan. O volante fez seu primeiro jogo na temporada, mas teve dificuldades para reproduzir seus melhores momentos com a camisa do Grêmio.
Na proteção a Brenno, a defesa teve João Pedro, Gustavo Martins, Bruno Uvini e Diogo Barbosa. Lucas Silva, Everton Galdino, Gabriel Silva e Gustavinho completaram o meio de campo. Diego Souza foi o centroavante. Também pensando na Copa do Brasil, o Ypiranga apostou em uma equipe reserva.
O desencaixe das peças no meio de campo quase custou caro no início da partida. Darlan tentou sair jogando, mas errou o lance. Cordova aproveitou a falha, avançou em direção ao gol do Grêmio e bateu cruzado. Brenno fez a defesa e evitou a vantagem do Ypiranga, aos 12 minutos de partida.
Quatro minutos depois, foi Gustavo Martins que proporcionou a chance ao adversário. O zagueiro errou em bola e acertou a tentativa de passe no corpo de MV. Brenno, novamente, conseguiu evitar o gol da equipe de Erechim.
O desentrosamento das equipes, o forte calor e a condição ruim do gramado do Colosso da Lagoa impediram a criação de mais lances de destaque.
As boas notícias do Grêmio em Erechim
Confira a coluna
A única chance de gol do Grêmio aconteceu nos acréscimos. Após cobrança de escanteio, Bruno Uvini ganhou a disputa pelo alto. Só que o zagueiro não conseguiu dar direção no cabeceio, e a bola passou por cima do gol do Ypiranga, aos 48 minutos.
— Primeiro tempo muito ruim nosso. Vamos consertar o que dá ali no intervalo. Deu pra se acostumar ao campo já — avaliou o goleiro Brenno, na saída para o intervalo.
Os melhores avançaram em um Gauchão que merece uma análise mais profunda
Confira a coluna
De Porto Alegre, Renato acionou Alexandre Mendes e mandou seu auxiliar realizar três trocas. Kauan Kelvin, Everton Galdion e Gustavinho saíram para as entradas de Gabriel Silva, Zinho e Rubens, respectivamente. Os meninos aproveitaram a oportunidade. E, após as dificuldades do primeiro tempo, o Grêmio começou a criar alguns lances de perigo.
Rubens passou a ocupar o lado direito do ataque e combinou bem com João Pedro em alguns momentos. Apesar da evolução da equipe, a primeira finalização do Grêmio demorou a acontecer. Só aos 18 minutos de segundo tempo o goleiro do Ypiranga teve de trabalhar. ZInho fez boa jogada pelo lado esquerdo e quase marcou um golaço. O atacante invadiu a área a dribles e arriscou o chute de pé direito, mas parou na defesa de Allan.
Claro que a dupla Gre-Nal é favorita, mas no futebol não se ganha por decreto
Confira a coluna
A resposta do Ypiranga aconteceu em chute de fora da área. Ronald arriscou de muito longe, aos 23, e Brenno fez outra boa defesa.
Zinho e Rubens, pelas pontas, seguiram criando situações de gol para o Grêmio. Mas apesar do resultado não ter influencia na tabela, o jogo em Erechim terá impactos nas semifinais. João Pedro recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso no final da partida.
Gauchão
11ª rodada - 11/3/2023
YPIRANGA 0x0 GRÊMIO
YPIRANGA
Allan; Yohan, Ronald, Islan e Gustavo Nogy; Clayton, Ralph (Gedeílson, 26'2ºT), MV (Matheuzinho, 19'/2ºT), Córdova (Mossoró, 19'/2ºT) e William Barbio (Mazola, 26'/2ºT); Jhonatan Ribeiro (João Pedro, 19'/2ºT). Técnico: Alexandre Luz (auxiliar).
GRÊMIO
Brenno; João Pedro, Gustavo Martins, Bruno Uvini e Diogo Barbosa; Lucas Silva, Darlan (Thomas Luciano, 43'/2ºT), Gabriel Silva (Kauan Kelvin, INT), Gustavinho (Rubens, INT) e Everton Galdino (ZInho, INT); Diego Souza (Natã. 43'/2ºT). Técnico: Alexandre Mendes (auxiliar).
GOLS: sem gols
CARTÕES AMARELOS: Yohan (Y) e Gustavo Nogy; João Pedro (G) e Diego Souza (G)
CARTÃO VERMELHO: João Pedro (G)
ARBITRAGEM: Francisco Soares Dias, auxiliado Lucio Beiersdorf Flor e Cassio Pires Dornelles
PÚBLICO: não divulgado
RENDA: não divulgado
LOCAL: Estádio Colosso da Lagoa, em Erechim
Próximo jogo
Copa do Brasil — 2ª fase
16/3/2023 — 20h
Grêmio X Ferroviário