O Grêmio foi o melhor da primeira fase e termina em primeiro lugar. Terá contra si o Ypiranga, começando em Erechim.
Renato achou um time. Tem cinco jogadores no meio-campo, mas todos eles são capazes de fazer gols, de chegar na área. Uma equipe que está enquadrado taticamente, mas que ainda apresenta alguns problemas defensivos e precisa melhorar neste sentido.
O Ypiranga tem um time atrevido, que gosta de atacar e provica situações difíceis para o adversário. Teremos um grande jogo no domingo. Já no sábado será a vez do Inter enfrentar o Caxias no Estádio Centenário. Jogo complicado. O time caxiense tem boa qualidade e fez boa campanha. Já o Inter, mesmo que tenha goleado o Esportivo, só o fez pela fragilidade do adversário. O desempenho ainda apresenta carências importantes.
Favoritismo
Claro que a dupla Gre-Nal vai para a fase semifinal com amplo favoritismo. São forças com muitas diferenças. Só que futebol não se ganha por decreto. Os clubes do Interior não estão proibidos de enfrentar os grandes e até conseguir eliminá-los. Neste particular, teoricamente, vejo mais dificuldades para o Internacional. Mesmo que tenha goleado o Esportivo, apresentou defeitos importantes. Mas antes da bola rolar tudo é teoria. Não fossse assim e nem precisava jogar. Acho que teremos jogos de boa qualidade.
Indefinições
O Grêmio tem time definido. Renato não deverá mudar uma equipe que tem atuações bem resolvidas. Já no Inter há algumas incertezas. Quem será o primeiro volante? Baralhas ou Matheus Dias? E Johnny será escalado?
Passando para o ataque, fica ainda mais complicado. Mano não abre mão do centroavante. Por isto, Luiz Adriano é escalação garantida. E o outro atacante? Pedro Henrique é o goleador do campeonato. Wanderson foi o melhor em campo na vitória sobre o Esportivo. Eu prefiro o PH, que está vivendo grande fase, mas o treinador coloca dúvidas. Saberemos tudo somente no próximo sábado (18).