O primeiro tempo do Grêmio em Erechim na última rodada da fase classificatória do Gauchão assustou. O Tricolor não conseguiu chegar ao gol do Ypiranga e sofria várioschutes no gol, todos salvos por Brenno. Para a segunda etapa, o auxiliar Alexandre Mendes, que substituía Renato Portaluppi na casamata, fez três trocas na equipe. Zinho, Rubens e Kauan Kelvin entraram nos lugares de Gustavinho, Galdino e Gabriel Silva. A entrada, no entanto, não resultou na vitória gremista.
As mudanças surtiram efeito, e o Grêmio melhorou em campo, assustando o goleiro do time de Erechim em algumas oportunidades. Após a partida, Alexandre Mendes falou sobre a entrada dos garotos e sobre novas chances para eles.
— Em relação aos jovens, precisamos ter paciência. Não podemos projetar nada, você leva para eles uma responsabilidade muito grande. No momento, não tem como falar de A ou B, todos foram bem. São jogadores talentosos, mas não dá para tirar impressão por um jogo. Eles têm boa qualidade, se posicionam bem, mas temos que ter calma.
Ainda que não tenha servido como desculpa, nas palavras do próprio auxiliar técnico do Grêmio, o gramado do Colosso da Lagoa sofreu críticas por parte do comandante do Tricolor neste sábado (11).
— Na maioria das vezes, uma equipe como o Grêmio tem o hábito de jogar com campo melhor, tivemos dificuldades de adaptação. Erramos em algumas oportunidades, mas soubemos fazer a cobertura, deu certo e não fomos vazados. É um gramado irregular, até os jogadores do Ypiranga reclamaram.
As duas equipes voltam a se enfrentar nas semifinais do Gauchão. A primeira partida será novamente em Erechim, possivelmente no próximo domingo (19), e a decisão da vaga será na Arena.