A pouco mais de um mês do início da Divisão de Acesso do Gauchão, as equipes da região norte do Rio Grande do Sul intensificam os trabalhos de preparação para a competição.
As três equipes da região, Esporte Clube Passo Fundo, Sport Clube Gaúcho e União Frederiquense, estão no grupo A do campeonato. A disputa da Divisão de Acesso inicia em 16 de abril e deve encerrar em 27 de agosto, no segundo jogo da final.
Nesta semana, Gaúcho e União apresentam seus elencos para a temporada. O Gaúcho apresenta o elenco oficialmente nesta sexta-feira (17), às 17h, na BSBios Arena. O União, por sua vez, terá sua apresentação oficial para a comunidade no mesmo dia, às 19h, na Arena União Frederiquense. O evento também contará com show artistíco de Pedro Ernesto Denardin.
Ao campeão e vice da Divisão de Acesso estarão assegurados os acessos para o Gauchão 2024. Por sua vez, o último colocado de cada grupo será rebaixado para a Terceirona 2024.
União Frederiquense quer retornar à elite
Após cair no Gauchão 2022, o União Frederiquense busca o retorno à elite do futebol gaúcho. Para isso, iniciou a sua preparação em 1º de fevereiro, com treinamentos em Porto Alegre, com os primeiros atletas do elenco. No dia 10 de fevereiro, com o plantel completo, a equipe começou a treinar na Arena União Frederiquense, em Frederico Westphalen, para iniciar o período de adaptação com o gramado.
Nesta sexta-feira serão conhecidos os atletas do elenco profissional. O departamento de futebol ainda negocia com alguns atletas até a data de apresentação. Nesta temporada, o clube fechou uma parceria com a empresa MDEZ 360, que ficará responsável pelas contratações do futebol. O plantel deve conter cerca de 33 jogadores.
Até o momento, o Leão da Colina já anunciou o técnico Diego Mello, de 41 anos, que estava no Botafogo-SP há duas temporadas. No clube paulista, o treinador conquistou o acesso para a Série B do Brasileirão 2023.
O União também já confirmou a chegada do auxiliar técnico Rafael Barbosa, com passagens pelas categorias de base do Porto, de Portugal, também do Juventude e Novo Hamburgo. Além disso, Rafael Barbosa foi anunciado como preparador físico, Darci Foletto como auxiliar técnico e Lucas Pastoriza como preparador de goleiros.
SC Gaúcho disputa novamente o acesso
O Gaúcho inicia a preparação para a temporada nesta quarta-feira (15) à tarde, na BSBios Arena. Serão cerca de 30 dias de preparação e treinamentos para a estreia, contra o União Frederiquense, na BSBios Arena, em 16 de abril.
Após uma eliminação precoce em 2022, na primeira fase da competição, o Gaúcho busca montar um grupo equilibrado para uma competição curta, mas com intensidade de jogo. O Periquito irá apresentar 22 jogadores na sexta-feira, sendo cinco atletas vindos das categorias de base e três que disputaram campeonatos estaduais neste primeiro trimestre.
De acordo com o gerente de futebol do Gaúcho, Glênio Cordeiro, o grupo ainda não está fechado. A ideia é que o elenco tenha até 26 jogadores.
— A competição exige um grupo equilibrado, com meta de jovens, outros experientes. São muitos jogos em pouco tempo, então precisamos deste equilíbrio — declara.
Entre os atletas, estão confirmados o zagueiro Roger e o volante Vitão, que estavam atuando pelo Esportivo no Gauchão, e o lateral-direito Josué Nicholas, que atuou pelo Sport Sinop, no Campeonato Mato-grossense. Os atletas que estavam atuando devem receber uma semana de folga até iniciarem os trabalhos.
O Periquito está com a comissão técnica formada para a temporada. O técnico é Gilson Maciel; o preparador físico é Claudionei Oliveira; o auxiliar técnico é Vagson Ribeiro; o analista de desempenho é Jailson Zanatta, que também ficará interino na preparação de goleiros.
Após bater na trave, Passo Fundo almeja acesso
O Passo Fundo foi a equipe da região que ficou mais próxima da elite no ano passado. A equipe foi eliminada na semifinal da competição para o Avenida, que subiu para o Gauchão. Mesmo com o insucesso do resultado, o clube acredita no bom desempenho para permanecer com uma base consolidada nesta temporada.
A equipe iniciou os treinamentos no início de março, com a maioria de atletas das categorias de base. O clube terá como foco montar uma equipe jovem e competitiva. A ideia é ter entre 25 a 28 atletas, com a mescla de atletas experientes, jovens e também da base de outras equipes.
— Nós mudamos o treinador, mas queremos manter a base do ano passado. Conseguimos ter um olhar para a base, investir nisso que é o grande ativo de um clube. Vamos trazer atletas que estão disputando competições também. Teremos mais três semanas para todos estarem treinando juntos — declara o diretor de futebol do Passo Fundo, George Lucas.
O clube já confirmou o técnico Bruno Coutinho; o preparador físico Diéckson Santos e o auxiliar técnico Lúcio Borges. Do elenco profissional, o clube anunciou a renovação de contrato do zagueiro Jackson na última semana. Nesta segunda-feira (13), o Tricolor do Planalto anunciou a contratação do atacante Dionata.
A estreia do Passo Fundo será diante do Glória, no Estádio Altos da Glória, em Vacaria.
Regulamento da competição
A fórmula da Divisão de Acesso deste ano será igual a de 2022, com partidas de ida e volta. Os 16 clubes participantes estarão divididos em duas chaves regionalizadas. Os quatro melhores colocados de cada grupo avançam para próxima fase.
As quartas de final, semifinais e finais serão disputadas em jogos de ida e volta. Não haverá gol qualificado nos mata-matas.
Grupo A
Brasil-Far, Gaúcho, Glória, Monsoon, Passo Fundo, Tupi, União-FW e Veranópolis
Grupo B
Bagé, Guarani-VA, Guarany-Ba, Inter-SM, Lajeadense, Pelotas, Santa Cruz e São Gabriel.
GZH Passo Fundo
A Redação Integrada pode ser contatada pelo WhatsApp.