Carrinhos e caixas lotados são o retrato da véspera de Natal, nesta terça-feira (24), nos mercados de Passo Fundo. A missão natalina de enfrentar as filas fica, em sua maioria, por conta dos anfitriões da festa, que buscam os itens que faltaram ou mesmo a compra completa.
Na multidão concentrada em um supermercado do bairro São José, Romalina Tavares Camargo, 77 anos, tentava acomodar todos os produtos em uma cestinha. Conforme caminhava entre os corredores, a aposentada lembrava das mercadorias que ainda faltavam.
— Algumas coisinhas sempre ficam pra última hora, né? A gente vai ter bastante fruta, também carne assada e farofa, o tradicional. A família é grande, mas nem sempre todos passam juntos. Conforme dá, a gente se reúne, e como eu moro aqui perto, fica mais fácil vir no mercado — conta.
O proprietário do estabelecimento, Celso Marcolan, aponta uma expectativa de crescimento de 7% nas vendas nesse fim de ano. Entre os produtos mais procurados da véspera de Natal estão carnes, bombons e itens de padaria, como torta fria. Já o champanhe é o principal no Ano Novo.
— Desde quando abrimos, às 8h, o movimento não parou. Geralmente é assim mesmo nessa época, acho que é uma cultura das pessoas deixar para vir comprar mais próximo da data. Já deve ter circulado algumas centenas hoje. Outra coisa que a gente vê que sai muito são as frutas, para montar a mesa e para sobremesa — diz.
Em busca do melhor preço da ave natalina, Lucivane Caetano da Rocha, 48 anos, também deixou as compras para a última hora, mas diz ter se surpreendido com os valores, mais em conta do que esperava.
— Todo ano a gente deixa pra comprar na véspera. Vamos nos reunir e fazer carne, farofa, maionese e também a ave. Vai bastante gente para a ceia, eu, meu marido, filhos e netos. E os preços até que tão bons, sabe? Estão em conta na verdade — relata.
Nesta terça os supermercados ficam abertos até às 19h. Já na quarta-feira (25), dia de Natal, estarão fechados. Confira a programação completa nesta reportagem.