Sobrou entrega e disposição, mas faltou inspiração e bom futebol. Esse é o resumo da estreia do Esportivo no Campeonato Gaúcho. Neste domingo (22), Tivo perdeu em casa para o São José-PoA, no estádio Montanha dos Vinhedos, por 2 a 1. Os dois gols foram do centroavante Thiago Santos e Thiaguinho descontou. O retorno da equipe de Bento Gonçalves à elite estadual ficou marcado com um tropeço.
Na próxima rodada, o Esportivo visita o Aimoré, na quinta-feira (26), às 20h30min, no Estádio Cristo Rei, em São Leopoldo. Já o Zeca, recebe o Caxias no mesmo dia, às 19h, no estádio Francisco Novelletto.
SEM EMOÇÕES
O jogo começou sem muita intensidade. Os dois times trocavam passes e buscavam o ataque, porém encontravam dificuldades de criar oportunidades claras. A primeira chance da partida surgiu aos 13 minutos em uma bola parada. O Esportivo cobrou na área com o meia Cris Magno e o zagueiro Jean Pablo cabeceou perto do travessão. No minuto seguinte, o time de Bento chegou a balançar a rede com o centroavante Flávio Torres, mas o árbitro Roger Goulart marcou falta de Richard em cima do lateral-esquerdo Marcelo. Reclamação do Tivo.
Aos 28, o São José começou a se soltar. O centroavante Thiago Santos tentou finalizar na pequena área e foi travado pela defesa. A partir daí, o time de Porto Alegre começou a rondar a área do Esportivo. Aos 37, a chance mais clara. Após cruzamento de Netto, o atacante Matheuzinho bateu de primeira e a bola passou raspando a trave do goleiro Copetti. O Tivo voltou a assustar aos 42. Germano cobrou escanteio fechado e quase fez gol olímpico. O lateral Matheus Pivô tirou de cabeça em cima da linha.
JOGADOR DO BANCO DECIDE
Os dois times voltaram sem mudanças para o segundo tempo. A primeira tentativa foi o São José, que arriscou de fora da área com o atacante Netto, mas a bola passou à direita do gol do Esportivo. A equipe de Bento apostava nas bolas paradas. Aos nove, Germano tentou de novo um gol olímpico e obrigou o goleiro Fábio defender. No minuto seguinte, o volante Fabrício pegou rebote de fora da área e bateu forte próximo ao gol do São José.
Esportivo e São José mostravam a mesma coisa do primeiro tempo: pouca inspiração dentro de campo. Com enormes dificuldades para sair da marcação adversária, os lances de perigo eram escassos. Muito força física e pouca qualidade técnica. No entanto, as mudanças do técnico Thiago Gomes surtiram efeito. Aos 29, o time visitante teve uma escapada pela esquerda com Thayllon. Ele cruzou rasteiro e o centroavante Thiago Santos empurrou para o fundo da rede: Esportivo 0x1 São José.
Aos 35, o Zeca confirmou a vitória. Novamente, o atacante Thayllon, que saiu do banco, fez ótima jogada pela direita e cruzou para Thiago Santos fazer o segundo dele no jogo: Esportivo 0x2 São José.
O Esportivo apostava nas bolas paradas. Após escanteio, aos 40, Guilherme cabeceou e Fábio defendeu. O Zeca ainda teve tempo para assustar. Aos 44, Neko bateu e o goleiro Copetti espalmou, a bola bateu na trave e foi para escanteio. Aos 47, o Tivo descontou com o atacante Thiaguinho de cabeça, mas era tarde demais. Fim de jogo: Esportivo 1x2 São José.
FICHA TÉCNICA
Esportivo 1x2 São José-PoA - 1ª rodada do Gauchão
Data: 22/1/2023 (domingo)
Horário: 19h
Local: estádio Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves
Arbitro: Roger Goulart, auxiliado por André da Silva Bitencourt e Otávio Legramanti
ESPORTIVO
Rafael Copetti; Márcio Lima, Tairone, Jean Pablo e Germano (Lailson, 33/2º); Hippolito (Thiaguinho, 33/2º), Fabrício Lusa, André Oliveira (Jeferson Prill, 40/2º) e Cris Magno; Richard (Guilherme, 10/2º) e Flávio Torres (João Agrella, 40/2º). Técnico: Carlos Moraes
SÃO JOSÉ-POA
Fábio; Matheus Pivô, Tiago Pedra, Jadson e Marcelo; Lissandro (Gabriel Castro, 39/2º) , Neko e Sillas (Marco, 43/2º); Matheuzinho (Zé Andrade, 16/2º), Netto (Thayllon, 16/2º) e Thiago Santos (John, 39/2º). Técnico: Thiago Gomes
Cartões amarelos: Thayllon, Sillas, Neko, Jadson (São José); Lailson, Hippolito (Esportivo)
Gol: Thiago Santos, aos 29 e aos 35 do segundo tempo (São José); Thiaguinho, aos 47 do segundo (Esportivo)