Após ficar um ano longe da elite, o Esportivo está de volta à primeira divisão do Campeonato Gaúcho. O Alviazul estreia no estadual neste domingo (22), às 19h, na Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, diante do São José-PoA.
Depois de conquistar o título da Divisão de Acesso em 2022 e, consequentemente, a vaga ao Gauchão 2023, o Esportivo retorna tendo como principal objetivo assegurar a permanência na elite. Para isso, o time comandado pelo técnico Carlos Moraes optou por manter 12 atletas da última temporada — além do próprio treinador —, juntamente com 16 reforços.
Para enfrentar o São José, o Tivo não terá à disposição o lateral-esquerdo Magal, que rompeu o ligamento cruzado do joelho e não atuará no Gauchão. Além dele, o volante Vitão segue no departamento médico.
Já o São José, do técnico Thiago Gomes, aposta nos mais de três meses de pré-temporada para fazer um bom Gauchão, depois de apenas lutar contra o rebaixamento nas duas últimas edições do estadual. Quanto ao elenco, a direção do Zeca trouxe sete reforços, sendo a maioria para o setor ofensivo.
Horário e Local
Domingo (22), às 19h, no Estádio Parque Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves
Transmissão
- Ao vivo em imagens no ge.globo e no YouTube de GZH
Prováveis escalações
ESPORTIVO
Rafael Copetti; Márcio Lima, Cleyton, Jean Pablo e Germano; Hippolito, Fabrício Lusa, André Oliveira (Guilherme) e Cris Magno; Richard e Flávio Torres. Técnico: Carlos Moraes
SÃO JOSÉ
Fábio; Matheus Pivô, Tiago Pedra, Jadson e Marcelo; Lissandro, Neko e Sillas; Matheuzinho, Netto e Thiago Santos. Técnico: Thiago Gomes
Arbitragem
Roger Goulart, auxiliado por André da Silva Bitencourt e Otávio Legramanti. O quarto árbitro é Joseph Ribeiro Lopes.
Como chegam
O Esportivo aproveitou o período de pré-temporada para realizar cinco jogos-treinos. Nas oportunidades, o time de Carlos Moraes empatou sem gols com Hercílio Luz e Sindicato dos Atletas, perdeu para Caxias (2 a 1) e Hercílio Luz (3 a 0), e venceu o DS Sport Center por 4 a 1.
Já São José disputou três jogos-treinos. Venceu o Aimoré por 2 a 1, empatou com Brasil-Pel e Juventude (ambos em 2 a 2), e perdeu para o Inter por 2 a 0. Antes, desde o início do trabalho de Thiago Gomes, o Zeca já havia feito outros nove testes preparatórios, com apenas uma derrota.