O Gauchão começa para o Esportivo, no próximo domingo (22), às 19h, no Estádio Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, diante do São José-PoA. Quando o árbitro apitar, será o pontapé inicial do retorno do Tivo ao convívio dos 12 maiores clubes do Rio Grande do Sul. E para alcançar os objetivos estabelecidos, a equipe da Serra conta com 11 jogadores remanescentes do título da Divisão de Acesso.
Entre eles, está o volante Fabrício Lusa. Formado na base do Juventude, o jogador de 30 anos está na segunda passagem pelo Esportivo. A primeira foi em 2020, quando participou de duas partidas na campanha histórica do título do Interior no Estadual. Na temporada passada, foi um dos atletas que mais atuou no acesso e conquista da Série A2 do Gauchão. Foram 18 partidas, todas como titular.
Além da volta do Tivo à elite, será o retorno de Fabrício ao Gauchão. Em 2020, foram só duas partidas por conta de uma lesão. Um ano antes, participou de nove partidas pelo Veranópolis. Em 2018, foram 11 novamente no VEC.
— Para mim é uma felicidade muito grande retornar a jogar a Primeira Divisão, onde espero fazer um grande campeonato com os nossos companheiros e possamos elevar ainda mais o Esportivo no estado, conseguindo quem sabe uma vaga na Série D ou buscando voos maiores — comentou o volante Fabrício.
Além do volante, outros 10 permaneceram no clube, como os goleiros Copetti e Cauã, o zagueiro Tairone, os laterais Márcio Lima e Gabriel Kunz, os volantes Hippolito, André Oliveira e Nathan Dutra, o meia Carlos Magno e o atacante Guilherme Farias. A lista poderia ser maior, mas o lateral Magal rompeu o ligamento cruzado do joelho e fica de fora do Gauchão. Além deles, como uma base vitoriosa, chegaram outros reforços para fazer um Esportivo forte.
— Importante, porque dá uma base e ajuda na rapaziada que está chegando. Alguns dos novos jogarão o primeiro Gauchão. Quem conhece a competição consegue dar uma ideia de como é o campeonato, então isso favorece. Os jogadores que chegaram e os que permaneceram têm um pensamento só, que é fazer um campeonato bem forte. Queremos primeiramente manter o Esportivo na Série A e depois buscar um algo a mais. Tenho certeza que vamos chegar fortes — analisou Fabrício Lusa.
Com o objetivo de permanência no Gauchão, o Esportivo estreia contra o São José em casa. Será o primeiro de seis jogos como mandante. Depois terá também no estádio Montanha dos Vinhedos as partidas contra Brasil-Pel, Grêmio, Novo Hamburgo, Ypiranga e Juventude. Como visitante, o Tivo tem Aimoré, Caxias, São Luiz, Avenida e Inter.
A campanha em casa será fundamental para a permanência no Gauchão. No ano passado, na Divisão de Acesso, o Esportivo disputou 10 partidas no estádio Montanha dos Vinhedos com cinco vitórias, quatro empates e apenas uma derrota.
— O pensamento é um só. É um todo. O grupo está bem focado nisso. O Gauchão é difícil, mas o trabalho foi bem feito pela comissão. Agora, é só desfrutar desses jogos. Que a torcida compareça e nos ajude, com foi na Divisão de Acesso. Espero que eles nos ajudem para fazer um grande campeonato — finalizou Lusa.