O Campeonato Gaúcho 2023 marca o retorno do Esportivo à elite do futebol do Rio Grande do Sul. Nos últimos 10 anos, o Tivo vai para a sua quinta participação na Série A Estadual. Entre idas e vindas, o time de Bento Gonçalves quer se firmar no cenário principal do Estado. Para isso, manteve o técnico Carlos Moraes, comandante do título da Divisão de Acesso, e começou a montagem do elenco com uma espinha dorsal dos atletas que conseguiram o objetivo no ano passado.
Do grupo de jogadores que conquistou o título da Divisão de Acesso, 12 permaneceram: os goleiros Copetti e Cauã, o zagueiro Tairone, os laterais Magal, Márcio Lima e Gabriel Kunz, os volantes Hippolito, Fabrício Lusa, André Oliveira e Nathan Dutra, o meia Carlos Magno e o atacante Guilherme Farias. No entanto, Magal rompeu o ligamento cruzado do joelho e fica de fora do Gauchão.
— Mantivemos uma base de equipe da Divisão de Acesso, com alguns reforços e iniciamos a pré-temporada em novembro. Sabemos da dificuldade do Campeonato Gaúcho e precisamos ter um grupo bem equilibrado — avaliou o técnico Carlos Moraes.
As principais contratações para o Gauchão foram o meia Germano, 30 anos, com passagens pelo Glória, São Luiz, Aimoré e Pelotas, e o centroavante Flávio Torres, 36 anos, que retorna ao time de Bento Gonçalves. A pré-temporada teve inicio no dia 21 de novembro. Portanto, até a estreia quase dois meses de preparação.
Com menos investimento que outros clubes, o objetivo principal é a permanência na Primeira Divisão do Gauchão. Porém, em 2020, o Tivo surpreendeu. No ano de retorno à elite, ficou em quarto na classificação geral do Estadual. Foram 19 pontos, com cinco vitórias, quatro empates e duas derrotas e teve, ainda, o terceiro melhor ataque da competição, atrás apenas de Inter e Grêmio. Campanha que deu o título do campeão do interior, algo que não acontecia desde 1987.
— Nosso primeiro objetivo é permanecer na Série A do Gauchão, mas nunca deixando de buscar um título do interior ou classificação melhor — afirmou o presidente Leocir Glowacki.
O Esportivo tem projeto para realizar melhorias no clube e, assim, torná-lo sustentável. Com isso, poderá também se firmar nas disputas de campeonatos nacionais. Em 2021, o time de Bento Gonçalves disputou a Série D do Brasileiro pela primeira vez e chegou até as oitavas de final, quando foi eliminado pela Ferroviária. Na Copa do Brasil, foram duas participações: 2005 e 2021.